Afinal, quantos carros estavam na carreata de Bolsonaro em Brasília?
O (M)Dados fez os cálculos a partir das imagens disponibilizadas por apoiadores do presidente nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
No domingo (03/05), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desafiaram o isolamento social, importante mecanismo de combate ao novo coronavírus. O grupo organizou uma nova carreata em Brasília para protestar contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e Sergio Moro.
Em vídeos divulgados nas redes sociais pelos eleitores do presidente, carros aparecem no Eixo Monumental em uma fila que vai da altura da W3 até o Congresso Nacional.
Foi lindo!!!! https://t.co/TOK1QI9J06
— Bia Kicis (@Biakicis) May 4, 2020
Imagem de helicóptero da carreata hoje em Brasília. Qual outra autoridade tem esse apoio?
Presidente @jairbolsonaro cobrou respeito à constituição. pic.twitter.com/gWq1u39DtW
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) May 3, 2020
A Secretaria de Segurança Pública do DF não divulga estimativa de público nesse tipo de evento. Por isso, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, fez um cálculo para termos uma ideia do tamanho dessa mobilização popular:
- O maior trecho mostrado nos vídeos tem uma distância de 3 quilômetros ou 3.000 metros.
- O comprimento de um carro normalmente fica entre 4 e 5 metros. Vamos arredondar para 5 metros, a fim de facilitar o cálculo, considerando, também, o espaço que fica entre os carros.
- O Eixo Monumental tem seis faixas. A carreata ocupava cinco, deixando a faixa da direita livre.
Um carro de passeio pode ter de um a cinco ocupantes. Então a carreata pode ter levado de 3.000 a 15.000 pessoas. Se fizéssemos a média de três ocupantes por veículo, seriam 9.000 manifestantes.