Aeroporto Salgado Filho “reabre” em julho, mas ainda não receberá voos
Ministro disse que voos continuarão a partir da base de Canoas até que a pista em Porto Alegre possa ser liberada
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta sexta-feira (21/6) que os procedimentos de embarque e desembarque serão retomados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na primeira quinzena de julho. No entanto, a pista ainda não estará liberada para receber voos.
Atualmente, os procedimentos de check-in, embarque e desembarque são feitos no terminal ParkShopping Canoas.
O anúncio foi feito por meio do X (antigo Twitter). “Os voos continuarão a ser realizados no aeródromo militar, em Canoas, até que a pista do terminal em Porto Alegre seja liberada”, disse sobre os pousos e decolagens.
A distância aproximada entre o Salgado Filho e o aeródromo militar, em Canoas, é de 10 quilômetros.
O ministro justifica que os procedimentos serão realizados em uma parte do terminal de passageiros que não foi atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O ministro também prometeu aumento do tráfego comercial nos próximos dias em Canoas. Diariamente, o número de voos que está sem cinco, passará para sete. Semanalmente, haverá aumento de 70 para 98, entre pousos e decolagens.
No comunicado, não há previsão de uso da pista do Salgado Filho. No momento, a previsão mais otimista é que a reabertura possa ocorrer em dezembro deste ano. No entanto, isto depende, conforme a Fraport, concessionária que administra a plataforma, de uma série de testes e análises técnicas sobre as condições do pavimento e da base do mesmo.
O Metrópoles pediu esclarecimentos ao Ministério de Portos e Aeroportos sobre como será o deslocamento dos passageiros entre os procedimentos no terminal de passageiros. A resposta foi que isto caberá á Fraport. A concessionária respondeu que os detalhes serão apresentados no dia 8 de julho.