RS: Aeroporto Salgado Filho irá reabrir parcialmente em outubro
Ministro Silvio Costa Filho anunciou nesta terça (16/7) que a reabertura do Aeroporto Salgado Filho será em outubro, com 50 voos diários
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (16/7), que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), irá reabrir parcialmente em outubro.
A retomada do aeroporto terá 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. O ministro fez o anúncio no púlpito, depois de uma reunião entre a Casa Civil e a Fraport, que administra o Salgado Filho, no Planalto.
“A nossa meta é, a partir de outubro, ser das 10h da manhã até as 22h o funcionamento do aeroporto. Enquanto isso, as operações de Canoas continuam normalmente”, disse o ministro.
O ministro disse que a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, solicitou a possibilidade de um “reequilíbrio” após o local ser devastado pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
“Foi solicitado, primeiramente, um valor de R$ 700 milhões pela Fraport. Uma parte já está consolidada pelas seguradoras. Outra está sendo ainda discutida juridicamente a formatação disso. Enquanto isso, o governo vai discutir a possibilidade do reequilíbrio. Como vocês sabem, a concessionária está solicitando recursos de ações que a seguradora pode vir a não pagar. E é isso que vai ser discutido com os órgãos de controle”, afirmou Costa Filho.
Retomada de embarques
O Aeroporto Internacional Salgado Filho retomou as atividades de embarque e desembarque de passageiros nessa segunda-feira (15/7), após dois meses de encerramento devido à enchente histórica no Rio Grande do Sul. No entanto, os pousos e as decolagens continuam sendo realizados na Base Aérea de Canoas.
De acordo com a concessionária Fraport, um ônibus fará o transporte do aeroporto da capital gaúcha para o aeródromo militar, onde ocorrem os pousos e as decolagens. A empresa informou ainda que nenhum passageiro poderá dirigir por conta própria até a base de Canoas para realizar o embarque.
Os procedimentos de despacho de bagagem e check-in foram realizados até esse domingo (14/7), no terminal provisório montado no ParkShopping Canoas, que foi desativado. E, agora, serão realizados na área do check-in internacional.
Embarque e desembarque
Os procedimentos de chek-in serão realizados na área de embarque internacional. Os passageiros que desembarcam na Base Aérea de Canoas serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde vão descer na estação de ônibus para retirar as bagagens. O terminal funcionará das 6h às 21h.
O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3 horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes do voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque, segundo a Fraport.
Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender a demanda de passageiros no aeroporto.
O terminal de Porto Alegre estava sem receber voos desde 3 de maio, quando o Rio Grande do Sul foi assolado por chuvas fortes e enchentes.