Aeroporto de Curitiba é o 4º melhor do mundo; Brasília aparece em 13º
No ranking geral da AirHelp Score, 12 terminais aéreos nacionais atingiram pontuação para figurar na lista dos 50 mais bem estruturados
atualizado
Compartilhar notícia
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, está entre os 15 melhores do mundo, na 13ª posição, de acordo com o ranking internacional 2019 da AirHelp Score, empresa especializada em direitos dos passageiros aéreos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (09/05/2019).
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba (PR), foi considerado o melhor entre os brasileiros e assumiu o quarta posição no ranking mundial, com pontuação final de 8,37.
Destaque também para o terminal aéreo de Viracopos, localizado em Campinas (SP), e o Aeroporto de Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife (PE), que ficaram, respectivamente, com a 10ª e a 11ª colocação. O Brasil é o único país a ocupar duas posições na lista dos dez melhores aeroportos.
Segundo a pesquisa, a primeira posição da lista fica com o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, com nota final de 8,39, seguido por Tóquio, no Japão, e Atenas, na Grécia.
No ranking geral, 12 aeroportos brasileiros atingiram pontuação para figurar na lista dos 50 melhores do mundo. Entre outros destaques do país a lista ainda inclui os aeroportos de Confins (15º), em Minas Gerais, o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional Pinto Martins (19º), em Fortaleza. O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o maior do Brasil, ficou em uma modesta 45º posição.
Nesta edição, 132 aeroportos foram avaliados. Pontualidade foi o critério de maior peso na pesquisa, respondendo por 60% dos pontos. Qualidade do serviço e qualidade do varejo (alimentação e lojas) também foram analisadas, com cada item respondendo por 20% dos pontos.
Em nota, Karin Herbsthofer, especialista em direitos dos passageiros da AirHelp, ressalta que a pontualidade foi o índice em que os aeroportos brasileiros foram mais bem avaliados, sendo que 11 dos 12 aeroportos tiveram nota acima de oito. Em segundo lugar vem a qualidade dos serviços e, por último, a qualidade do varejo, que leva em consideração opções de alimentação e lojas.
Companhias aéreas
No ranking das companhias aéreas, a Latam, que é resultado da fusão entre a chilena LAN e brasileira TAM, recebeu o título de 6.ª melhor aérea do mundo. Entre as demais que operam no mercado doméstico, a Azul ficou no 29.º lugar e a Gol ocupou a 58.ª posição.
Embora tenham atingido boa pontuação em serviço e pontualidade, as companhias aéreas brasileiras foram mal avaliadas no atendimento a queixas de passageiros.
Com nota 8,23, o primeiro lugar ficou com a Qatar Airways, que também liderou a lista em 2018, seguida pela American Airlines e Aeromexico, ambas com pontuação de 8,07.
A pesquisa considera informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de aproximadamente 2,5 mil brasileiros.
O ranking avaliou as 72 aéreas com base em três critérios: pontualidade dos voos segundo a base de dados da AirHelp; qualidade do serviço das companhias aéreas segundo avaliação de passageiros; e processamento de reclamações com base na eficiência para o atendimento a pedidos de indenização de clientes. Os três critérios têm o mesmo peso – cada um com 33,33% da pontuação final. (Com Agência Estado)