Advogado sem gravata é retirado do STJ, onde ministro surgiu sem calça
Ministro Luis Salomão pediu para que advogado saísse de sessão por não estar com gravata. No ano passado, outro ministro apareceu sem calça
atualizado
Compartilhar notícia
Durante uma sessão ordinária realizada pela 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quarta-feira (24/11), o ministro Luis Felipe Salomão pediu para que o advogado Leandro João Lyra se retirasse da reunião por não estar com “traje adequado“.
O caso ganhou repercussão entre advogados, já que o então ministro do STJ Néfi Cordeiro apareceu sem calças em uma sessão virtual do ano passado.
Salomão disse ao advogado: “Vossa Excelência não pode participar da sessão dessa forma. Não é possível. Tem que se trajar adequadamente, tudo bem?”. Leandro João Lyra estava vestido com camisa social e paletó.
Veja o vídeo:
O assunto está sendo discutido em grupos de advogados, com brincadeiras ou reclamações envolvendo o ministro. Mensagens relembram outro fato que aconteceu no mesmo tribunal, quando um ministro apareceu sem calças.
O STJ estabeleceu normas de vestimenta em norma publicada em 2011. Para os homens, é necessário usar terno, camisa social, gravata e sapato social.
Ministro aparece sem calças durante sessão
Em uma sessão de julgamentos da 6ª Turma do STJ em outubro do ano, o ministro Néfi Cordeiro apareceu sem as calças durante a transmissão. As imagens mostram o ministro vestindo apenas a parte de cima da roupa. O flagrante só é possível porque Cordeiro levanta da cadeira e parece mexer no celular. Rapidamente, ao lembrar que estava ao vivo, ele senta novamente.
Néfi Cordeiro anunciou sua aposentadoria em março deste ano. Ele fazia parte do STJ desde 2014.