metropoles.com

Advogado Felipe Santa Cruz é eleito presidente nacional da OAB

Ele tem histórico de desavenças com o presidente Bolsonaro. Sob seu comando, entidade deve focar no defesa do direito de minorias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
Felipe santa cruz novo presidente oab nacional
1 de 1 Felipe santa cruz novo presidente oab nacional - Foto: YouTube/Reprodução

Novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Felipe Santa Cruz quer colocar a entidade na linha de frente da defesa do direito de minorias e daqueles que “não têm voz”. Filho de um desaparecido político da ditadura militar, Santa Cruz tem histórico de desavenças com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), a quem já chamou de “fascista”.

Aos 46 anos, o pernambucano criado no Rio Grande do Sul e formado pela PUC-Rio, foi eleito na noite desta quinta (31/1), para comandar a entidade até 2022, substituindo Cláudio Lamachia. Em discurso após a confirmação de seu nome, falou que, sob seu comando, a ordem atuará para proteger o direito de defesa no país e os que estão “frágeis”.

“Que aqueles que acreditam que o processo civilizatório pode ter rupturas que se tranquilizem, porque aqui está o escudo da Constituição”, afirmou em cerimônia na sede do Conselho Federal da OAB em Brasília. Ele concorreu em chapa única e contava com o apoio do antecessor.

O desentendimento entre Santa Cruz e Bolsonaro teve início em 2011, quando o então deputado federal afirmou em palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF) que Fernando Santa Cruz, pai do agora presidente da OAB, teria morrido “bêbado” após pular o carnaval. Militante do grupo Ação Popular, Fernando foi preso pelo governo em 1974 e nunca mais foi visto.

À frente da OAB-Rio, Felipe iniciou movimento em 2016 para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a cassação do mandato de deputado federal de Jair Bolsonaro por “apologia à tortura “. Ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, o então parlamentar fez uma homenagem a Carlos Brilhante Ustra, que comandou o Doi-Codi de São Paulo, centro de tortura durante a ditadura.

Santa Cruz, que é mestre em direito e sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem pontuado que adotará postura institucional à frente da OAB e não de enfrentamento ao governo por seu passado com Bolsonaro. A interlocutores, contudo, tem dito que se prepara para ser alvo de críticas de integrantes do governo e da militância bolsonarista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?