metropoles.com

Advogado de Michel Temer critica decisão sobre foro privilegiado

O criminalista alegou não haver “igualdade” no entendimento do STF de limitar extensão do foro para políticos e manter a outras autoridades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
antonio cláudio mariz
1 de 1 antonio cláudio mariz - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Defensor do presidente da República, Michel Temer, o advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira criticou a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3/5) de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores exclusivamente para crimes cometidos no cargo e relacionado às funções desempenhadas.

Mariz classificou a decisão como um “jogo de cena” e “ilusão”, por não estender a medida a juízes e outras autoridades. Segundo ele, a revisão da jurisprudência vai “entupir” o Supremo com novos questionamentos. Mariz citou declaração feita pelo ministro-relator do tema no STF, Luís Roberto Barroso, que propôs a tese vencedora no julgamento, de que a decisão representava “um país que está abolindo privilégios”.

O criminalista alegou que não há “igualdade” na limitação do foro para políticos se ele for mantido para outras autoridades. “Que igualdade é esta? O Parlamento perdeu o foro. E o juiz? E o ministro? Se um deputado atropelar alguém agora ele vai responder em primeiro grau. Se ele, Barroso, atropelar alguém, vai responder no Supremo. Para ele não mudou”, comentou o advogado. “Tudo conversa. O país está um pouco hipócrita. Fica esse jogo de cena, essa coisa para iludir a sociedade”, atacou.

Para o criminalista, a interpretação do STF vai aumentar a quantidade de processos na Corte. Além disso, ele lembrou que os ministros terão de definir em cada caso se os crimes foram cometidos em razão do cargo para destinar o caso à 1ª instância ou manter os processos no Supremo.

“Vai entupir o Supremo como nunca. Vai ter que discutir caso a caso, se o fato ocorrido foi em razão do cargo, pode ter o efeito contrário”, disse. As declarações foram dadas após o criminalista se reunir, nesta sexta-feira (4), com o presidente Michel Temer na capital paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?