metropoles.com

Advogado de João de Deus diz não ter acesso a processo: “Assombroso”

Para Alberto Toron, “é inaceitável a utilização de pretextos e artifícios para se impedir o exercício do direito de defesa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Advogado Alberto Toron teve pleito negado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF
1 de 1 Advogado Alberto Toron teve pleito negado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF - Foto: Reprodução

Após ser informado sobre a decretação da prisão de João de Deus, o advogado do médium, Alberto Zacharias Toron, divulgou nota nesta sexta-feira (14/12) criticando o fato de não ter acesso a cópias dos depoimentos prestados pelas vítimas de abuso sexual praticados pelo líder espiritual.

“Que a autoridade judiciária queira impor a preventiva, embora possamos discordar, é compreensível, mas negar acesso aos autos, chega a ser assombroso”, diz um trecho do texto.

O defensor afirmou que na segunda (10) esteve no Ministério Público de Goiás para acessar os documentos, e o pedido foi negado sob argumento da preservação de sigilo. Segundo Toron, “é inaceitável a utilização de pretextos e artifícios para se impedir o exercício do direito de defesa. Sobretudo, no que diz com o direito básico de se aferir a legalidade da decisão mediante a impetração de habeas corpus”.

De acordo com o advogado, ele esteve em Abadiânia atrás do material e descobriu que o processo havia sido remetido para Goiânia, a fim de que o MP tomasse ciência da decisão. “Sim, é importante que o órgão acusatório tome ciência, mas ninguém se preocupou em disponibilizar uma simples cópia da decisão para a defesa”, reclamou.

A prisão preventiva de João de Deus foi decretada pelo juiz da Vara Criminal de Abadiânia, Fernando Augusto Chacha de Rezende nesta sexta-feira (14/12). Ele é acusado de abuso sexual por pelo menos 450 mulheres de todo o país, inclusive do Distrito Federal e Entorno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?