metropoles.com

Advogada notifica site que criticou coach por escalada de risco em SP

O coach Pablo Marçal foi criticado nas redes do site Trekking Estilo de Vida por empreitada com 32 pessoas que levou a resgate dos bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O coach Pablo Marçal
1 de 1 O coach Pablo Marçal - Foto: Reprodução

São Paulo – Uma advogada enviou uma notificação extrajudicial, com ameaça de processo, ao analista de sistemas Jorge Afonso, fundador do site Trekking Estilo de Vida, para que ele retirasse do ar imagens do coach Pablo Marçal, criticado pela página por colocar em risco 32 pessoas em uma expedição comercial, vendida como curso, no Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo.

Na notificação, a advogada Danielle Premoli alegou que houve o “uso indevido de imagens e vídeos” do perfil de Instagram do coach. Caso o conteúdo não fosse retirado, ela advertiu que seria protocolada uma ação por danos morais contra os responsáveis.

“Ele não é guia e estava fazendo com que pessoas acreditem que aquilo é um ato de superação. Não é. É preciso contratar um guia e ter o mínimo de experiência para uma escalada na época correta. Essa é a indignação. Não se pode arriscar a vida das pessoas dessa forma”, criticou o analista de sistemas Jorge Afonso, praticante de trekking, em entrevista ao Metrópoles.

Como resultado do treinamento do coach, 32 pessoas tiveram de ser resgatadas pelos bombeiros em 5/1. Originalmente, a expedição teria 60 integrantes, mas quase metade desistiu da empreitada.

Em vídeos divulgados nas redes sociais de Marçal, é possível ver que as condições climáticas eram arriscadas para esse tipo de atividade.

Nas redes, ele também compartilhou gravações nas quais pessoas expressavam que preferiam desistir da expedição, relatando cansaço e frio, enquanto o coach tentava convencê-las de que a dificuldade “era uma chance de crescimento”.

Bombeiros desaprovaram a postura comercial de Marçal – chamado de “totalmente irresponsável” na condução do grupo.

“Ele foi totalmente irresponsável. Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte”, afirmou Paulo Roberto Reis, capitão dos Bombeiros e chefe da operação de resgate.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?