metropoles.com

Adriano Pires oficializa desistência da Petrobras em carta a ministro

Economista alega que suas atividades como consultor do setor de óleo e gás para várias empresas o impedem de assumir cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Novo presidente da Petrobras, Adriano José Pires Rodrigues
1 de 1 Novo presidente da Petrobras, Adriano José Pires Rodrigues - Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

O economista Adriano Pires, indicado pelo governo federal para comandar a Petrobras, oficializou sua desistência em assumir a presidência da empresa, em carta enviada, nesta segunda-feira (4/4), ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

No texto, Pires fala em “compromisso de continuar na luta pelo desenvolvimento do mercado de óleo e gás”, e agradece a indicação de seu nome.

A decisão de abrir mão do comando da estatal ocorreu após o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, avisar que desistiu de assumir a presidência do Conselho de Administração da empresa.

A Albuquerque, Adriano Pires ressaltou que suas atividades como consultor do setor de óleo e gás para várias empresas o impedem de assumir as rédeas da Petrobras.

O general Joaquim Silva e Luna, tirado da direção da petroleira pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) devido à condução da política de preços de combustíveis, não deve deixar o cargo enquanto uma solução definitiva para o comando  da companhia não for acertada.

Leia a carta na íntegra:

Carta Adriano Pires by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Quem é Adriano Pires

Especialista no setor de óleo e gás, Adriano José Pires Rodrigues é graduado em Economia, tem doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII, e mestrado em Planejamento Energético. É diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e coordena projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural.

Foi professor adjunto do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor em empresas e entidades internacionais (tais como Unesco, CEE e Bird), na Agência Nacional de Energia Elétrica, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e na Unicamp.

Pires também atuou como assessor do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, além de ter exercido os cargos de superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?