Adoção de tecnologia por empresas brasileiras cresce 8,5% em 2022
Estudo sobre adoção da tecnologia mostra também que 62% das empresas brasileiras utilizaram o modelo híbrido de trabalho no ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
A adoção de tecnologia por empresas brasileiras cresceu 8,5% em 2022, de acordo com o Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (Inexti). Os dados do estudo foram divulgados nessa terça-feira (28/3).
O Inexti 2022 mostrou que, em uma escala de 0 a 100, a nota média de adoção de tecnologia das empresas brasileiras foi 52,1. Trata-se de um crescimento em relação à edição anterior da pesquisa, quando a média foi de 48.
Os resultados do levantamento representam uma ponderação entre três pilares: segurança da informação, adoção do sistema de nuvem e modernização da infraestrutura e serviços de tecnologia da informação.
De acordo com o Inexti 2022, 64% das empresas entrevistadas com um executivo de segurança da informação na equipe têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Também foi identificado um crescimento na adoção de serviços de consultoria de tecnologia. Dados mostram que 56% já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A pesquisa mostra que ambientes tradicionais de TI ainda predominam entre os entrevistados, no entanto, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançaram no ano passado. Em 2021, 49% utilizavam o modelo híbrido. Já em 2022, o número chegou a 62%.
Segundo as empresas, entre os maiores obstáculos da migração para o sistema de nuvem estão: os problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (36%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).
“A maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o Inexti tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios”, afirma o vice-presidente da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite.
Para Leite, o estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI.
Esses dados foram obtidos a partir de 200 entrevistas com pessoas na área de contratação de serviços de TI de diversas empresas de médio e grande porte do Brasil. Idealizado pela Oi Soluções e desenvolvido pela IDC Brasil, o Inexti está na sua segunda edição. A primeira foi realizada em 2021.