metropoles.com

Adoção de inteligência artificial reduz acidentes em rodovias

Tecnologia da inteligência artificial já é usada e monitora motoristas em tempo real, emite alertas e aciona resgates, reduzindo acidentes

atualizado

Compartilhar notícia

JBS/Divulgação
Imagem colorida de caminhão JBS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de caminhão JBS - Metrópoles - Foto: JBS/Divulgação

A implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para aumentar a segurança de sua frota de caminhões e reduzir acidentes de trânsito é usada com sucesso no Brasil desde 2022.

O sistema tem sido eficaz na identificação de fatores de risco como fadiga, distração e falta de uso de cinto de segurança, ajudando a evitar mais de mil potenciais acidentes.

Com esses dados, a tecnologia é capaz de detectar sinais de sonolência, distração ou uso de celular ao volante.

“Sistema salvou a minha vida”

Se o sistema identificar qualquer comportamento de risco, ele emite um alerta na cabine e notifica a central de monitoramento da empresa. Um operador treinado analisa a situação e, se necessário, contata o motorista para tomar medidas de segurança.

Um exemplo da eficácia do sistema aconteceu com Jhon Lenon da Silva Patrício, motorista da TRS. Durante uma viagem, a tecnologia detectou sinais de sonolência, acionando a central. Ao ser contatado, Patrício relatou sentir dores no peito e mal-estar.

A equipe de monitoramento acionou o resgate, que rapidamente o socorreu. Posteriormente, foi constatado que ele estava sofrendo um infarto. “Posso dizer que o sistema salvou minha vida”, conta Patrício.

A TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da JBS, utiliza o sistema de IA da TRS com três câmeras. Elas são instaladas em cada caminhão: uma voltada para a rodovia, outra focada na cabine, e uma terceira direcionada aos olhos do motorista.

Leandro Ferraz, gerente de riscos da TRS, destaca que o sistema é uma das várias iniciativas da JBS para promover a segurança dos motoristas.

“Além de treinamentos e ações focadas na segurança e qualidade de vida, o sistema de câmeras inteligentes nos caminhões tem ajudado a identificar e prevenir situações de risco”, afirma.

Ele também menciona que os veículos da empresa possuem um bloqueio automático que garante o cumprimento do tempo de descanso obrigatório dos motoristas.

Redução no número de alertas

Entre junho de 2022 e junho de 2024, os cerca de 1.500 veículos da frota que contam com o sistema registraram uma redução de 20% no número de alertas de fadiga por quilômetro rodado.

A TRS continua a monitorar e aprimorar o uso da tecnologia, incluindo o encaminhamento de motoristas para exames médicos em casos de reincidência de alertas de sonolência, assegurando que possíveis problemas de saúde sejam devidamente tratados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?