Adoção de inteligência artificial reduz acidentes em rodovias
Tecnologia da inteligência artificial já é usada e monitora motoristas em tempo real, emite alertas e aciona resgates, reduzindo acidentes
atualizado
Compartilhar notícia
A implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para aumentar a segurança de sua frota de caminhões e reduzir acidentes de trânsito é usada com sucesso no Brasil desde 2022.
O sistema tem sido eficaz na identificação de fatores de risco como fadiga, distração e falta de uso de cinto de segurança, ajudando a evitar mais de mil potenciais acidentes.
Com esses dados, a tecnologia é capaz de detectar sinais de sonolência, distração ou uso de celular ao volante.
“Sistema salvou a minha vida”
Se o sistema identificar qualquer comportamento de risco, ele emite um alerta na cabine e notifica a central de monitoramento da empresa. Um operador treinado analisa a situação e, se necessário, contata o motorista para tomar medidas de segurança.
Um exemplo da eficácia do sistema aconteceu com Jhon Lenon da Silva Patrício, motorista da TRS. Durante uma viagem, a tecnologia detectou sinais de sonolência, acionando a central. Ao ser contatado, Patrício relatou sentir dores no peito e mal-estar.
A equipe de monitoramento acionou o resgate, que rapidamente o socorreu. Posteriormente, foi constatado que ele estava sofrendo um infarto. “Posso dizer que o sistema salvou minha vida”, conta Patrício.
A TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da JBS, utiliza o sistema de IA da TRS com três câmeras. Elas são instaladas em cada caminhão: uma voltada para a rodovia, outra focada na cabine, e uma terceira direcionada aos olhos do motorista.
Leandro Ferraz, gerente de riscos da TRS, destaca que o sistema é uma das várias iniciativas da JBS para promover a segurança dos motoristas.
“Além de treinamentos e ações focadas na segurança e qualidade de vida, o sistema de câmeras inteligentes nos caminhões tem ajudado a identificar e prevenir situações de risco”, afirma.
Ele também menciona que os veículos da empresa possuem um bloqueio automático que garante o cumprimento do tempo de descanso obrigatório dos motoristas.
Redução no número de alertas
Entre junho de 2022 e junho de 2024, os cerca de 1.500 veículos da frota que contam com o sistema registraram uma redução de 20% no número de alertas de fadiga por quilômetro rodado.
A TRS continua a monitorar e aprimorar o uso da tecnologia, incluindo o encaminhamento de motoristas para exames médicos em casos de reincidência de alertas de sonolência, assegurando que possíveis problemas de saúde sejam devidamente tratados.