Acre quer usar doses destinadas aos indígenas para vacinar policiais
Secretaria Estadual de Saúde pediu ao Ministério da Saúde a autorização para antecipar a imunização das forças de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Acre pediu ao Ministério da Saúde para usar na imunização da Forças de Segurança e Salvamento doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, reservadas para povos indígenas.
O secretário de Saúde, Alysson Bestene, enviou um ofício para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na qual solicita o “empréstimo” das doses.
Na prática, o governo estadual quer distribuir na rede de saúde as doses não usadas pelos indígenas para a inclusão da antecipação da vacinação de policiais e bombeiros, por exemplo.
As 10 mil doses de vacinas foram destinadas aos indígenas e até o momento não foram utilizadas por diversos motivos, como a recusa da imunização.
No acordo, o governo se compromete em efetuar a devolução, conforme forem sendo repostos os estoques e solicitadas pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
“A Comissão Intergestores Bipartite – CIB/AC, resolve pactuar a solicitação de envio ao Ministério da Saúde objetivando a autorização de utilização das dez mil doses direcionadas (reservadas) aos Povos Indígenas para antecipação da vacinação do grupo das “Forças de Segurança e Salvamento”, diz trecho do documento.