metropoles.com

Açougues de Goiânia começam a cobrar para cortar a carne

Segundo especialista, diferença deve ser divulgada de forma clara e precisa, especialmente por se tratar de uma nova prática de precificação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SimpleImages/Getty Images
Foto colorida de fatias de carne de porco em uma tábua com tomilho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de fatias de carne de porco em uma tábua com tomilho - Metrópoles - Foto: SimpleImages/Getty Images

Goiânia – Açougues da capital goiana têm adotado uma nova prática: a cobrança adicional pelo corte da carne. Em alguns estabelecimentos, a diferença estimada para o pedaço inteiro da peça chega a R$ 3. Porém, ainda não se sabe se há legalidade na execução.

De acordo com o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Antônio Carlos Ribeiro, o Procon-GO busca meios de verificar até onde há legalidade ou mesmo ilegalidade em relação à nova cobrança.

“Embora o consumidor tenha poder de escolha, o comércio também tem a sua liberdade na prestação de serviço e, ao mesmo tempo, a sua competitividade mercadológica, mas o consumidor tem de ser bem informado o tempo todo, para que não seja levado ao engano”, alertou Antônio Carlos ao portal g1.

Orientação prévia

Segundo Ribeiro, o Código de Defesa do Consumidor determina que o cliente seja orientado e bem informado sobre o produto ou serviço pelo qual está pagando.

De acordo com o coordenador, a cobrança de valores diferentes para peças fatiadas e para inteiras é uma prática nova nos açougues. Ele explica que é preciso que fique claro para o cliente que ele vai pagar algo a mais pelo corte específico da carne. “Esse valor também não pode ser algo absurdo, algo que exorbite, que extrapole a média prevista no mercado de consumo”, esclareceu.

Se houver alguma infração que prejudique o consumidor, o estabelecimento pode receber penalidades como advertência e até aplicação de multa. Caso o consumidor seja lesado, ele pode entrar em contato com o Procon-GO pelo 151, na Região Metropolitana de Goiânia, ou pelo (62) 3201-7124.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?