metropoles.com

Governos federal e do RJ firmam acordo para sufocar finança do tráfico

No acordo, forças de segurança do Rio e Ministério da Justiça vão compor comitê para recuperação de bens de organizações criminosas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem: Vinicius Schmidt/ Igo Estrela/ Metrópoles
Montagem com fotos coloridas de Flávio Dino e Claudio Castro acordo - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos coloridas de Flávio Dino e Claudio Castro acordo - Metrópoles - Foto: Montagem: Vinicius Schmidt/ Igo Estrela/ Metrópoles

Os governos federal e do Rio de Janeiro (RJ) assinam às 10h desta quarta-feira (8/11) um acordo sobre recuperação de bens usados por organizações criminosas na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.

Segundo as regras do acordo, fica instituído por 12 meses o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), com a participação de diferentes áreas da segurança do Rio e do Ministério da Justiça.

Além das polícias civil e federal, participam do comitê procuradores e auditores da Fazenda Estadual.

O objetivo do grupo é conseguir acelerar a perda de recursos de facções criminosas e milícias, que dominam territórios no Rio de Janeiro.

Na prática, o comitê vai permitir troca de experiências e tecnologias entre os governos estadual e federal para identificar e gerir esses bens usados para lavar dinheiro do crime.

Acordo com crise na segurança do Rio

O Rio de Janeiro vive uma crise de segurança pública de décadas, que teve um agravamento neste ano com a guerra entre milicianos e traficantes na Zona Oeste.

No começo de outubro, três médicos foram executados a tiros na Barra da Tijuca depois de um deles ter sido confundido com miliciano.

Já no final do mês, o estado viveu uma onda de ataques incendiários com a queima de ônibus e um trem, depois que o familiar de um chefe de milícia foi morto.

Em resposta, o governo federal enviou equipes da Força Nacional para o estado e decretou uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a atuação das Forças Armadas em portos do Rio e também em São Paulo, rota do tráfico internacional de drogas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?