metropoles.com

Acordo entre Brasil e França prevê € 1 bi para a economia verde

Os presidentes Lula e Emmanuel Macron se reuniram para discutir questões relacionadas à pauta verde no Brasil e na Guiana Francesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Macron em passeio de barco
1 de 1 Lula e Macron em passeio de barco - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron firmaram uma parceria nesta terça-feira (26/3) para estimular os investimentos em projetos de bioeconomia na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa. A iniciativa busca levantar 1 bilhão de euros em financiamento nos próximos quatro anos.

A parceria envolve a Agência Francesa de Desenvolvimento e bancos públicos brasileiros, como o Banco da Amazônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O acordo também prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à sustentabilidade no Brasil e na Guiana Francesa.

Os dois líderes estiveram em uma reunião bilateral na tarde desta terça-feira, em Belém (PA), logo após a chegada do presidente francês ao Brasil. O principal tema discutido foram ações relacionadas à pauta verde.

Lula e Macron também se comprometeram a buscar parcerias para criar um mecanismo de financiamento internacional para a proteção das florestas tropicais e da biodiversidade.

Além disso, os chefes de Estado discutiram fazer uma “reforma profunda” na abordagem sobre os mercados de carbono, visando evitar o chamado “greenwashing”. O termo é usado para prática de organizações que adotam discursos ecologicamente corretos, mas que não se aplicam na prática.

Também foram abordadas questões comuns à fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, como o combate ao garimpo e à pesca ilegal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?