metropoles.com

Ações da Vale nos Estados Unidos despencam após rompimento de barragem

Impacto para a produção da companhia deve ser limitado, avalia especialista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida operação de minério de ferro da Vale - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida operação de minério de ferro da Vale - Metrópoles - Foto: Divulgação

Os recibos de ações da Vale negociadas nos Estados Unidos têm caído nesta tarde de sexta-feira (25/1), após o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os papéis recuaram 9,56% por volta das 16h50, repercutindo o ocorrido. O papel chegou a subir 3,2% logo após a abertura, mas caiu forte com a notícia do acidente e chegou a recuar 11%. Como a B3 está fechada por conta do feriado municipal em São Paulo, os efeitos sobre os preços das ações da mineradora serão vistos apenas na segunda (28).

O impacto para a produção da companhia deve ser limitado, na avaliação do analista-chefe da XP Investimentos, Karel Luketic. “Para colocar em perspectiva, nas nossas contas, [a planta da Mina do] Feijão representa de 1,5% a 2,5% da produção da companhia, portanto, operacionalmente o impacto deveria ser limitado”, escreveu Luketic.

Luketic pondera que ainda é muito cedo para estimar o impacto financeiro do acidente. O rompimento da barragem de Fundão, na cidade mineira de Mariana, em novembro de 2015, gerou uma sucessão de multas e processos judiciais. “No caso de Mariana, o acordo anunciado com as autoridades brasileiras em 2016 tinha valor de R$ 11 bilhões a R$ 13 bilhões ou 4% do valor de mercado da companhia hoje”, escreveu o analista da XP.

Segundo relatou o Ibama, o volume represado pela barragem em Brumadinho era bem menor que o de Mariana. Segundo o instituto, o reservatório que foi rompido hoje era de aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos. Já a barragem em Mariana mantinha um volume de rejeitos de aproximadamente 55 milhões de metros cúbicos, segundo informa o site da Samarco.

Impacto para a vida e para a cidade
Os analistas especializados em Vale trabalham neste momento em busca de informações sobre o rompimento da barragem. “O mais importante agora é saber o impacto para a vida e para a cidade. O aspecto financeiro é secundário”, diz o analista da XP Investimentos Karel Luketic. Ele fez contato com a área de Relações com Investidores (RI) da mineradora, que ainda apura e organiza as informações sobre o acidente para poder relatar.

Luketic acrescenta que é difícil estimar o impacto sobre a produção – “que tende a ser menor, mais manejável” – e mais ainda calcular os montantes com potenciais multas, acionamento de seguros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?