metropoles.com

Ação do Ibama destrói garimpo ilegal em terra indígena no Pará. Vídeo

Durante operação conjunta do Ibama, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo três de aeronaves utilizadas no garimpo ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ascom-Ibama
Tanque de combustível apreendido pelo Ibama na Terra Indígena do Baú (PA) - Metrópoles
1 de 1 Tanque de combustível apreendido pelo Ibama na Terra Indígena do Baú (PA) - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ascom-Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, nesta terça-feira (30/5), operação contra a extração ilegal de ouro na Terra Indígena do Baú, no Pará. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo três de aeronaves utilizadas no garimpo ilegal.

A operação conjunta foi realizada entre o Ibama, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na região, o Ibama também realizou o embargo de uma empresa pelo comércio irregular de combustíveis. O instituto aplicou uma multa de R$ 220,5 mil.

Amazônia: das 100 empresas com as maiores multas ambientais, 44 atuam na região

De acordo com comunicado, todas as aeronaves foram localizadas e apreendidas. Duas foram encontradas no município de Novo Progresso (PA) e outra em Poconé (MT).

Veja vídeo da ação:

Simultaneamente, Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama sobrevoou a TI do Baú para identificar e destruir os equipamentos utilizados no garimpo ilegal na região.

Imagem colorida de agente do Ibama durante operação na TI do Baú, no Pará - Metrópoles
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo três deles em aeronaves utilizadas no garimpo ilegal

Estudo indica contaminação por mercúrio em seis estados da Amazônia

Além os problemas ambientais e de saúde pública, a presença do garimpo ilegal na TI do Baú provoca conflitos étnicos entre a população Kayapó, segundo o Ibama.

Ainda de acordo com o Ibama, na região, alguns indígenas foram cooptados por garimpeiros para trabalhar na retirada de ouro na região, enquanto uma parcela é contra a presença dos criminosos.

Em agosto de 2022, cerca de 40 garimpeiros que faziam a extração ilegal de ouro na região foram rendidos e mantidos sobre vigilância de indígenas da TI Baú.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?