Ação da Agricultura fecha 4 fábricas de suco por suspeita de fraude
Fiscais apreenderam lotes de suco de laranja. Empresas são suspeitas de adulterar bebidas e de cometer outras irregularidades
atualizado
Compartilhar notícia
Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou no fechamento, de forma cautelar, de quatro fábricas de suco – uma em São Paulo e três em Santa Catarina -por suspeita de fraude. A operação, feita nesta quarta-feira (24/8), também apreendeu 46 mil quilos de suco concentrados e 78 mil litros de suco de laranja.
O órgão identificou irregularidades, como adulteração de bebidas e a presença de aditivos não sinalizados no rótulo dos produtos, além do uso de substâncias adoçantes proibidas na composição dos sucos.
A operação foi comandada por auditores fiscais federais no âmbito do programa nacional de combate a fraudes em produtos de origem vegetal.
Três das quatro fábricas já responderam a processos recentes por adulteração das bebidas comercializadas, o que pode ser caracterizado como reincidência. Caso seja constatada a fraude, a multa pode chegar a R$ 117 mil por lote.
Os produtos apreendidos não podem ser comercializados até que sejam emitidos os laudos de análise.
“As ações buscam a proteção da cadeia produtiva, visando a justa concorrência e disponibilização de produtos seguros e conformes ao consumidor”, explica Kleber Basso, chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes.
As fábricas poderão voltar a funcionar se implementarem um sistema de controle para garantir a qualidade dos produtos, além da rastreabilidade dos lotes produzidos.