metropoles.com

“Ação criminosa da política”, diz Tebet sobre PL do Aborto

Ministra Tebet apontou uma “cruzada por pautas sensacionalistas”, porque “o que muitos querem é acabar com os casos permitidos por lei”

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Ministras Simone Tebet lança relatório da Agenda Transversal Ambiental do Plano Plurianual 2024-2027 - Metrópoles
1 de 1 Ministras Simone Tebet lança relatório da Agenda Transversal Ambiental do Plano Plurianual 2024-2027 - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, se posicionou contra o Projeto de Lei (PL) nº 1.904/24, que equipara o aborto ao crime de homicídio, neste sábado (15/6).

Pelo X (antigo Twitter), a ministra apontou que o texto, “além de desumano, é uma ação criminosa da política, que deveria protegê-las. Só as mais pobres não têm acesso à saúde pública antes das 22 semanas”.

“Não se iludam. Esta cruzada por pautas sensacionalistas está apenas começando, porque o que muitos querem é acabar com os casos permitidos por lei (estupro, risco à mulher e anencéfalos). Gritem nas suas redes. #NÃO, NÃO e NÃO”, escreveu.

“Ser contra o aborto não pode significar defender o PL do estupro”, pontuou Tebet.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez sobre o tema: “Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior do que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso”, reforçou em coletiva de imprensa na Itália.

O presidente admitiu não ter acompanhado tanto o debate nacional por causa de uma viagem à Europa durante a semana, mas se comprometeu a “tomar ciência disso” quando pousar em Brasília, ainda no fim do dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?