metropoles.com

Ação contra integrantes do “Novo Cangaço” em MT tem 120 militares

Polícia Militar está guiando a operação contra ação criminosa, que utilizou reféns como escudo humano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Comando da Polícia Militar de Mato Grosso acionou, na manhã desta sexta-feira (4/5),  120 militares para atuar durante dois assaltos a banco, que aconteceram simultaneamente, em Nova Bandeirantes, município do estado.

As agências bancárias foram atacadas por assaltantes armados, que fizeram funcionários e clientes de reféns e escudos humanos. A Polícia Civil suspeita que o grupo atue na modalidade “Novo Cangaço”.

O termo utilizado, que surgiu no final da década de 1990 e se consolidou nos anos 2000, faz referência à violenta onda que invadiu o sertão nordestino entre os séculos XVIII e XX. Assim, a expressão se associou às ações de grupos ambulantes que executam roubos a instituições financeiras e atacam quartéis de cidades pequenas e médias.

De acordo com a Polícia Militar, agentes de três Comandos Regionais, equipes de Força Tática, uma aeronave do Ciopaer e uma equipe do Bope foram mobilizados.

A PM dos estados do Amazonas e do Pará também foram contatadas para reforçar o patrulhamento nas regiões da fronteira. O município em que o roubo aconteceu fica próximo da divisa desses dois estados.

Segundo o portal RDNews, a ocorrência ainda está em andamento e não se sabe a quantia que foi levada pelos assaltantes. Também não há informações se existem feridos, já que reféns das agências foram levados pelos criminosos.

A ação criminosa conta com, pelo menos, 10 bandidos armados com fuzis e espingarda calibre 12.

A assessoria do Sicredi confirmou, em nota, que a unidade foi alvo do crime e revelou que, além de valores roubados, o vigilante da unidade, que havia sido levado durante a ocorrência, já teria sido liberado. “O Sicredi informa que acionou todos os protocolos de segurança e que segue acompanhando o caso junto à Polícia Militar que atende o caso”, informou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?