metropoles.com

Ação contra Glenn: relator da ONU pedirá explicações ao Brasil

Em entrevista a brasileiro, David Kaye afirmou que vai cobrar do governo do país explicações sobre a denúncia contra cofundador do Intercept

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Oposição Glenn Greenwald
1 de 1 Oposição Glenn Greenwald - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em entrevista ao colunista do Uol Jamil Chade, o relator da ONU sobre liberdade de expressão, David Kaye, afirmou que vai cobrar do governo brasileiro explicações sobre a denúncia que o Ministério Público apresentou contra o jornalista estadunidense Glenn Greenwald.

O relator explicou que recebeu as informações sobre a investigação contra o jornalista norte-americano. “Dado o papel de Greenwald como um jornalista cobrindo o governo brasileiro e questões políticas, eu acho extremamente preocupante que isso possa fazer parte de um esforço para intimidá-lo para que pare de fazer jornalismo”, disse.

Em 2019, Kaye enviou uma carta ao governo. Nela, o relator indicava que a administração de Jair Bolsonaro tinha a obrigação de proteger Glenn. O relator deixou claro, na carta datada de 3 de julho de 2019, que a sua preocupação diante da situação vivida por Greenwald, sua família e seus assistentes.

David Kaye também alertou para o assédio sofrido, inclusive on-line, pelo jornalista americano, assim como pelo deputado David Miranda, marido de Greenwald. O documento traz denúncia de ataques contra o editor-executivo do site The Intercept Brasil, Leandro Demori.

Segundo a comunicação enviada a Brasília, o relator alerta que “é obrigação dos Estados instituir medidas eficazes de proteção contra ataques destinados a silenciar aqueles que exercem o seu direito à liberdade de expressão”.

A Chade, Kaye afirmou que denuncia a atitude de deputados e membros do Executivo “Isso implica uma obrigação de se abster de tais ataques”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?