metropoles.com

“Acabar com a fome é a principal bandeira do governo”, diz ministro

Entre 2021 e 2023, a fome atingiu 14,3 milhões de brasileiros. Na presidência do G20, o Brasil lança nesta quarta uma aliança contra a fome

atualizado

Compartilhar notícia

Roberta Aline/ MDS
Imagem colorida do ministro Wellington Dias discursando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Wellington Dias discursando - Metrópoles - Foto: Roberta Aline/ MDS

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, garantiu que o combate à fome é a principal prioridade do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorreu durante o lançamento do relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (Sofi, na sigla em inglês), que baseia o Mapa da Fome.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (24/7) paraleo à reunião ministerial que estabelecerá a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência do Brasil no G20.

“Acabar com a fome é a principal bandeira do nosso governo”, afirmou o ministro, ressaltando que, em 2020, o Brasil voltou ao Mapa da Fome.

O relatório é elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em conjunto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo cálculos do governo, feitos com base nos dados da FAO, em 2023 o país registrou uma redução de 85% no índice de insegurança alimentar severa em comparação a 2022. O relatório, no entanto, publica apenas os números por triênio, não individualizando ano a ano.

Nesse caso, os brasileiros que tiveram insegurança alimentar grave, ou seja, passaram fome, somaram 14,3 milhões no período entre 2021 e 2023. No relatório de 2020 a 2022, o índice era de 21,1 milhões.

Ainda segundo o documento, 39,7 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar moderada neste triênio, o que significa que tiveram alguma dificuldade de acesso a alimentos. Entre 2020 e 2022, esse número era de 70,3 milhões.

Aliança Global contra a Fome

Nesta quarta, o presidente Lula participa do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro. A partir desta data, países e instituições financeiras poderão aderir à iniciativa que visa reduzir os índices de fome no mundo. O relatório da ONU aponta que em 2023 a insegurança alimentar atingiu uma média 733 milhões de pessoas no mundo.

“Não podemos deixar que a complexidade das crises múltiplas que estão assolando o planeta nos paralise. Porque sabemos como eliminar o flagelo da fome e da pobreza. Temos no mundo todos os recursos financeiros e o conhecimento de que precisamos. Só precisamos construir a disposição política”, afirmou o ministro Wellington Dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?