metropoles.com

Abrasca apoia MP que libera empresas de publicar balanços em jornais

Para a entidade que reúne companhias que representam mais de 80% do valor de mercado da bolsa, a iniciativa é “acertada e corajosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

A Medida Provisória 892/19, que libera as companhias de publicação de demonstrativos financeiros em jornais, é “acertada e corajosa” na visão da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), entidade que reúne companhias que representam mais de 80% do valor de mercado da bolsa. Agora, a associação apoia sua aprovação pelo Congresso.

“O regime de publicações que o Brasil adotou nos últimos 40 anos tornou-se anacrônico, ineficiente e muito dispendioso, principalmente considerando-se a baixa utilização pelos usuários destinatários das informações”, segundo nota enviada pela Abrasca, a pedido do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A Abrasca afirma que a avaliação das companhias é de que esse tipo de publicação é “completamente inútil e o custo desproporcionalmente elevado já que se trata de monopólios estaduais que aumentaram os preços livremente ao longo do tempo” A entidade diz que a publicação em jornais de grande circulação “pode agregar um certo valor, tem leitores e os custos são possivelmente moderados pela concorrência”. No entanto, diz que mesmo que esses jornais cheguem a milhares de pessoas, os leitores de balanços são poucos.

“Ocorre um imenso desperdício com a obrigatoriedade de publicações impressas, que deveriam ser voluntárias, por decisão das companhias, como resultado de um esforço de demonstração da sua importância e indicadores de retorno pelos veículos”, de acordo com da nota.

Histórico
A Abrasca destaca que a modernização do processo de divulgação das informações contábeis das companhias abertas tem sido objetivo de projetos de lei há ao menos 20 anos e que agora a MP 892 “enfrenta esse problema”.

“A entidade está pronta para participar dos debates públicos durante a tramitação e subsidiar eventuais aprimoramentos da norma, com o amplo conhecimento técnico da regulação e da efetividade dos canais de comunicação e transparência que acumulou em sua história”, conclui a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?