metropoles.com

Abraji: “Denúncia contra Greenwald viola liberdade de imprensa”

Para a entidade, a acusação contra o jornalista é uma “interpretação distorcida” de conversas entre ele e a fonte de informações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Glenn Greenwald na Câmara
1 de 1 Glenn Greenwald na Câmara - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) defendeu, nesta terça-feira (21/01/2020), o jornalista Glenn Greenwald e criticou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) apresentada contra ele. Para a entidade, a iniciativa “viola a liberdade de imprensa”.

Em nota, a associação afirmou que, em nenhum momento, Glenn buscou “subverter a ideia de proteção a fonte jornalística em uma imunidade para orientação de criminosos”, como afirma o procurador Oliveira. “O jornalista não diz que o grupo deve apagar mensagens para evitar ser pego pelas autoridades”, continua a manifestação.

Segundo a Abraji, a denúncia contra Glenn é “baseada em uma interpretação distorcida das conversas do jornalista com sua então fonte” e “tem como único propósito constranger o profissional”.

“É um absurdo que o Ministério Público Federal abuse de suas funções para perseguir um jornalista e, assim, violar o direito dos brasileiros de viver em um país com imprensa livre e capaz de expor desvios de agentes públicos”, finaliza a nota.

Entenda
Mais cedo, o cofundador e colunista do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, foi denunciado pelo MPF, mesmo sem ser investigado, por suposto envolvimento na invasão de celulares de autoridades. As mensagens foram divulgadas e intituladas de “Vaza Jato“.

Na denúncia, consta que o jornalista auxiliou, incentivou e orientou o grupo criminoso durante o período das invasões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?