metropoles.com

“Abin paralela”: Moraes manda Lira enviar PCs e celulares de suspeito

Moraes determinou o envio dos aparelhos funcionais utilizados pelo ex-assessor parlamentar investigado no processo da “Abin Paralela”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Moraes conversa com Lira
1 de 1 Moraes conversa com Lira - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o envio dos computadores e celulares funcionais utilizados pelo ex-assessor parlamentar José Matheus Sales Gomes, um dos alvos da 4ª fase da Operação Última Milha, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (11/7).

Ele é investigado por supostamente participar da organização criminosa por trás do esquema de espionagem ilegal da chamada “Abin Paralela”. No total, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.

O ministro quebrou o sigilo do processo que investiga o esquema ilegal que espionava adversários do clã Bolsonaro, com a ajuda do software FirstMile. Segundo investigações da PF, a organização criminosa se infiltrou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

José Matheus é ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho “02” de Bolsonaro, e, após o fim do mandato do ex-presidente, acabou sendo alocado como secretário parlamentar no gabinete de Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin no período entre julho de 2019 e março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Nos autos, Moraes concordou com a Procuradoria-Geral da República (PGR) de que não haveria necessidade de realizar busca e apreensão nas dependências da Câmara dos Deputados, uma vez que o investigado não estaria se aproveitando do exercício das funções públicas para guardar ou depositar provas na Casa. Desta forma, o ministro solicitou apenas o envio de dados.

“A expedição de ofício sigiloso ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, requisitando o envio dos computadores e celulares funcionais utilizados por José Matheus Sales Gomes”, determina Moraes.

Quem é José Matheus Sales Gomes

Ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, Gomes chegou a ser considerado um dos homens de confiança do “02”, quando ocupou um cargo na Assessoria Especial de Bolsonaro, entre 2019 e 2022. Ele também é alvo de investigação no STF no inquérito das fake news.

Após o fim do mandato do ex-presidente, ele foi alocado como secretário parlamentar no gabinete de Ramagem na Câmara dos Deputados. Em três meses (entre março e maio deste ano), ele recebeu R$ 28.174,63 entre remuneração e auxílios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?