metropoles.com

Abin nega envolvimento em suposto plano golpista revelado por Marcos do Val

Pelo suposto plano, a Abin forneceria equipamentos de espionagem para que Marcos do Val gravasse conversa com Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) negou, nesta quinta-feira (2/2), qualquer envolvimento com o suposto plano golpista revelado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Em nota, a Abin informou que “não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Marcos do Val afirmou que participou de reunião com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual teria sido planejada uma conspiração para cometer um golpe de Estado.

Marcos do Val alegou que foi convocado por Silveira para gravar uma conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e registrar alguma fala que indicasse que ele teria beneficiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022.

Nesse suposto plano, o papel da Abin seria o de fornecer os equipamentos de espionagem necessários para fazer a gravação da conversa entre Moraes e o senador Marcos do Val.

Leia a íntegra da nota:

“Como já negado pelo próprio senador Marcos do Val em entrevista à imprensa, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ABIN reafirma seu compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito e sua direção e corpo de servidores jamais coadunariam com esse tipo de ação.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?