Abdias do Nascimento entra no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Abdias do Nascimento foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010 e é considerado um dos maiores expoentes do movimento negro
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos maiores expoentes do movimento negro, o ex-deputado e ex-senador Abdias do Nascimento (1914-2011) entrou oficialmente no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, conhecido como Livro de Aço. A decisão, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (9/1).
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um memorial brasileiro que reúne e eterniza os nomes de personagens importantes na história e construção do Brasil — conferindo o status de herói nacional aos nomeados.
Abdias do Nascimento: parlamentar, ativista, artista e professor
Abdias do Nascimento também atuou como dramaturgo, ator, artista plástico, escritor, professor e ativista das causas da comunidade negra, sendo reconhecido no Brasil e no exterior.
Como parlamentar, ele apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade social — o primeiro projeto de lei com propostas de ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial é de autoria dele.
Por seus feitos, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010, um ano antes da sua morte. Nascimento também fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu de Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro).
Além disso, é considerado professor emérito da Universidade do Estado de Nova York.
Outros inscritos no Livro de Aço
Os nomes do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, eterno “Rei do Baião”, e da educadora paulistana Dorina de Gouvêa Nowill, responsável por promover a acessibilidade e educação às pessoas cegas, figuram no memorial.
Os Lanceiros Negros, grupo de homens escravizados que lutou na Guerra Civil Farroupilha contra as tropas imperiais ao lado dos revolucionários, também foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.