Abandonada, filhote de égua é resgatada à beira da morte em terreno baldio
O animal, que tem sido chamado de “Potrinha”, foi recolhido nessa quinta-feira por uma equipe da Polícia Militar do Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Recém-nascida e em estado grave, uma potra (filhote de égua) foi resgatada nessa quinta-feira (23/7) em um terreno baldio em Inhoaíba, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).
A eguinha foi recolhida por uma equipe da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), que atendeu uma denúncia de um popular que viu o animal, bem debilitado, deitado no mato.
A filhote, que tem sido chamado de “Potrinha”, foi enviada para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é vinculado à Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro.
De acordo com a pasta, e eguinha está “muito fraca, febril e correndo risco de morte”. O animal está recebendo glicose como forma de compensar parte das vitaminas do leite materno.
“Sua saúde está muito debilitada, o que indica que não chegou a ingerir o colostro, fundamental nas primeiras horas de vida”, explicou o veterinário Antônio Cláudio, que acolheu o filhote na unidade.
Apesar dos cuidados, a Potrinha não está reagindo bem.
“Ela deve ter sido abandonada pela mãe, provavelmente não controlada pelo dono. Muito triste vermos um animal nessa situação”, completou o médico-veterinário.
Em nota, a subsecretaria de Vigilância Sanitária advertiu que o abandono de animais é crime. O Código de Animais prevê multas e até prisão para quem abandona animais.