metropoles.com

A uma semana do Copom, Gleisi diz que taxa de juros é “indecente”

Presidente do PT voltou a criticar o presidente do Banco Central, Campos Neto. Gleisi pediu um choque na Selic, a taxa básica de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann Felipe Neto
1 de 1 Gleisi Hoffmann Felipe Neto - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A uma semana da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, voltou a disparar críticas ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e chamou a atual taxa básica de juros, a Selic, de “indecente”. Gleisi é a principal voz dentro do PT a fazer críticas ao Banco Central e ao chefe da autoridade monetária, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em publicação feita nesta terça-feira (29/10), Gleisi disse que o presidente do BC defende o corte recursos dos investimentos e dos programas que atendem a população e os aposentados, “para satisfazer o insaciável mercado financeiro”. “Que tal dar um choque na Selic, baixando essa taxa de juros indecente, responsável pelo crescimento da dívida pública, que é hoje o maior problema fiscal do Brasil?”, completou a deputada.

Em setembro, o Copom — colegiado composto pelo presidente e mais oito diretores (quatro deles indicados por Lula) — decidiu, por unanimidade, elevar a Selic para 10,75% ao ano, em um novo ciclo de alta de juros, que não ocorria há dois anos. Há expectativa de que a taxa seja elevada para 11,25% ao ano na próxima reunião.

Além disso, o mercado financeiro projeta novas elevações na taxa de juros até o fim deste ano. Segundo as estimativas, a Selic subirá dos atuais 10,75% ao ano para 11,75% ao ano até o fim de 2024.

Campos Neto está prestes a deixar a presidência do BC — seu mandato termina em dezembro de 2024. Além da próxima reunião do Copom, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro, haverá mais uma reunião neste ano, nos dias 10 e 11 dezembro.

No início de outubro, o nome indicado pelo presidente Lula para chefiar o BC pelos próximos quatro anos (2025-2028), Gabriel Galípolo, foi aprovado pelo Senado Federal. Ele assumirá em 1º de janeiro do ano que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?