A uma semana das eleições, ministros de Lula intensificam campanhas
Ministros de Lula tiram férias e esvaziam Esplanada dos Ministérios na última semana antes do primeiro turno das eleições municipais
atualizado
Compartilhar notícia
Na reta final para as eleições municipais de 2024, ministros do governo Lula intensificam a participação em campanhas. Ao menos 11 auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiraram férias no período entre o final de setembro e início de outubro, que coincide com o primeiro turno, marcado para o próximo domingo (6/10).
O êxodo de membros do primeiro escalão deixou a Esplanada dos Ministérios vazia nessa sexta-feira (27/9), às vésperas do fim do prazo para campanha. Até a posse da nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, teve baixo quórum, com apenas sete ministros presentes — a maioria, mulheres.
Enquanto o presidente se mantém pouco ativo nos palanques, integrantes do governo gastam sola de sapato nas ruas para eleger aliados. Candidatos podem fazer propaganda e atos de campanha até quinta-feira (3/10), três dias antes das eleições.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, viajou à Bahia na sexta para participar de um evento em apoio à candidatura de Adélia Pinheiro (PT), à Prefeitura de Ilhéus. O titular da secretaria também gravou vídeos de apoio a candidatos baianos.
Quem também vai reforçar a campanha em Ilhéus no fim de semana é a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participará de um ato no domingo (29/9). Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve marcar presença na campanha do petista Zé Neto, candidato a prefeito em Feira de Santana.
Campanha no interior
De férias do Ministério do Esporte, André Fufuca (PP) tem se dedicado a eventos de correligionários em municípios no interior do Maranhão. Desde o último final de semana, o auxiliar do presidente passou por ao menos nove cidades.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), também tirou férias para intensificar a participação em atos de campanha. Presidente do PSD em Pernambuco, de Paula tem feito uma peregrinação por cidades pequenas e também tenta eleger a filha Déa de Paula, como vereadora da capital, Recife.
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, está de férias até 7 de outubro, um dia após o pleito, e tem focado na campanha do PT no Ceará, onde já foi governador. Além de ter participado junto ao presidente Lula de um palanque para o candidato Evandro Leitão (PT), que disputa a prefeitura de Fortaleza (CE), Camilo esteve em atos para postulantes em Iguatu (CE) e Juazeiro do Norte (CE).
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Entre os esforços do ministro, também houve carreatas e a presença dele em uma live do atual governador cearense, Elmano Freitas (PT).
Em Pernambuco, a ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) tem marcado presença em eventos para candidatos alinhados ao partido de Lula. De férias até 4 de outubro, Luciana tem auxiliado na campanha de Vinicius Castello (PT) para a prefeitura de Olinda.
Apesar do PT não compor a chapa de reeleição do prefeito João Campos (PSB), de Recife, a sigla apoia a recondução dele ao cargo e a ministra da Ciência compareceu a agendas de Eduardo no estado.
Corrida em SP
Luiz Marinho, ministro do Trabalho, também está no período de férias até o fim do primeiro turno eleitoral. O tempo tem sido investido nas candidaturas de Pedro Tourinho (PT), rumo à prefeitura de Campinas (SP), e na de Luiz Fernando Teixeira (PT), para governar São Bernardo do Campo (SP).
Em São Bernardo do Campo, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, também tem contribuído. Haddad atuou como prefeito de São Paulo de 2013 a 2016.
Veja os ministros que tiraram férias às vésperas da eleição:
- André de Paula (Pesca e Aquicultura) – 17/9 a 4/10
- André Fufuca (Esporte) – 23/9 a 4/10
- Camilo Santana (Educação) – 23/9 a 4/10
- José Múcio (Defesa) – 28/9 a 4/10
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) – 27/9 a 4/10
- Luiz Marinho (Trabalho) – 16/9 a 4/10
- Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) – 30/9 a 4/10
- Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) – 30/9 a 4/10
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) – 23/9 a 6/10
- Renan Filho (Transportes) – 30/9 a 4/10
- Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) – 26 e 27/9, e de 30/9 a 4/10