À sombra de desastre, Lula vai a Araraquara iniciar obra de prevenção
As enchentes que atingiram Araraquara, em dezembro de 2022, deixaram seis mortos e centenas de desabrigados. Lula volta à cidade nesta sexta
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à crise das chuvas que assola o Rio Grande do Sul (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Araraquara, em São Paulo, para dar início às obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas que foram afetadas por enchentes, em dezembro de 2022. A cerimônia está prevista para ocorrer na manhã desta sexta-feira (24/5).
O evento marca o retorno do chefe do Executivo à cidade após o desastre que deixou seis mortos e centenas de desabrigados. Lula estava visitando o município para verificar os estragos das enchentes quando ocorreu a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.
O presidente volta à cidade do interior paulista no momento em que as chuvas voltam a provocar inundações no Rio Grande do Sul. O desastre atinge 469 municípios e mais de 2 milhões de pessoas. O número de mortes chega a 163, e 581 mil estão desalojados, de acordo com os números divulgados nesta quinta-feira (23/5) pela Defesa Civil do RS.
Nesta semana, o presidente afirmou que a tragédia no Rio Grande do Sul “mudou o paradigma” da forma como os desastres climáticos são tratados no país. Ele também cobrou resposta “igual ou melhor” em eventuais crises que venham a ocorrer.
A prevenção a desastres é um dos eixos do novo Programa de Aceleração ao Crescimento, o chamado Novo PAC. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas e construção de moradias longe de áreas de risco. O investimento previsto é de R$ 1,7 bilhão.
Aceno a Edinho
A visita também marca o apoio ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), cotado tanto para suceder Gleisi Hoffmann na presidência nacional do PT quanto para assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência, a Secom.
Atualmente, a pasta está sob liderança interina de Laércio Portela, enquanto o ministro Paulo Pimenta atua na secretaria especial de reconstrução ao Rio Grande do Sul.
Edinho já assumiu a Secom na época do governo da também petista Dilma Rousseff e foi um dos coordenadores da campanha de Lula em 2022.
Agenda
Na agenda desta sexta, também está prevista a visita de Lula a uma escola de ensino fundamental para participar de uma ação de saúde bucal com os alunos.
Ainda em São Paulo, o presidente vai a Guariba para inaugurar a planta industrial de etanol da Raizen. Já no sábado, o titular do Planalto irá a Guarulhos, na abertura de trechos da rodovia Presidente Dutra. É esperada a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no palanque com o petista, além de uma série de ministros.