metropoles.com

A poucos dias de assumir vaga no STF, Zanin define nomes para gabinete

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF em 3 de agosto. Ele terá o direito de nomear 34 pessoas para seu gabinete na Corte

atualizado

Compartilhar notícia

YouTube/Reprodução
Imagem colorida mostra Cristiano Zanin é sabatinado no Senado para o STF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Cristiano Zanin é sabatinado no Senado para o STF - Metrópoles - Foto: YouTube/Reprodução

Desde o dia 21 de junho, quando foi aprovado pelo plenário do Senado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin tem estudado as ações que vão entrar em pauta no segundo semestre na Corte e entrevistado juízes que farão parte de seu gabinete. Ao todo, o ex-advogado de Lula (PT) na Lava Jato terá o direito de nomear 34 pessoas.

Dessas, três são magistrados; 14 cargos em comissão, sendo seis, obrigatoriamente, servidores da Casa, aprovados em concurso público e 17 em funções comissionadas (sendo 80% ocupadas por servidores do Poder Judiciário da União e o restante por servidores de outros poderes).

Zanin já entrevistou um juiz de São Paulo e dois do DF para atuar no seu gabinete na Suprema Corte. A Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Caroline Santos Lima, que foi instrutora do gabinete do ministro aposentado Ricardo Lewandowski, é uma das mais cotadas para as vagas.

A magistrada é conhecida pela sua ampla experiência na área de conciliação, responsável por desafogar o trabalho do Judiciário.

Rito da cerimônia de posse

Aos 47 anos, Zanin toma posse como ministro na próxima quinta-feira (3/8). Ele poderá ocupar o cargo de ministro do STF por 28 anos, até 2051, quando completa 75 anos — idade de aposentadoria compulsória.

A cerimônia de posse está marcada para as 16h. Deve durar cerca de 15 minutos. A expectativa é que aproximadamente 350 pessoas participem do ato no plenário do STF. Entre os convidados estão ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe, como os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ainda estarão no plenário da Corte presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro.

A presidente do STF, Rosa Weber, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. O ministro mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, presente na sessão, e o mais novo, André Mendonça, conduzirão Zanin ao plenário.

Em seguida, Cristiano Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição Federal, pois o Supremo é o guardião desta. Em seguida, haverá leitura do Termo de Posse pelo diretor-geral. A presidente do STF e o ministro empossado assinam o Termo de Posse. Cumprida essa etapa, ele terá a posse declarada pela presidente do tribunal, pode dar as boas-vindas, e a cerimônia é encerrada.

Com a posse de Zanin, o STF volta a ter sua composição completa, de 11 ministros. O advogado entra no lugar do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?