“A gente não se dava bem”, diz Lula sobre Paes
Durante inauguração de conjunto habitacional no Rio, Lula afirmou que Paes é competente e “possível melhor gestor de prefeitura do país”
atualizado
Compartilhar notícia
Durante inauguração de conjunto habitacional em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na manhã desse domingo (30/6), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a relação com o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). Segundo ele, os dois não tinham uma relação amigável.
“Eu vim aqui por respeito a dignidade do trabalho que esse moço [Eduardo Paes] faz. A gente não se dava bem, eu não conhecia o Eduardo. Sabia que como deputado ele batia muito em mim, disse o presidente.
“Em 2008, eu estava com a Marisa (Letícia Lula da Silva), e ela nem deu a mão para ele. Mas eu sou político, ele me deu uma carta, eu resolvi perdoar e decidi ajudar esse companheiro a se tornar prefeito”, concluiu Lula.
“Esse moço fala de milhão, bilhão, mas eu digo sempre: ‘quem quer dinheiro do governo federal, não faça discurso, faça projeto’. Se for bem feito, não tem porque negar, é por isso que a gente ajuda prefeitura. Cada real que chega aqui no Rio é aplicado em benefício ao povo trabalhador dessa cidade. Estou aqui com o melhor possível gerente de prefeitura que esse país já teve, que é o Eduardo Paes.”
Troca de elogios
Durante o evento, Lula falou que a cidade do Rio de Janeiro é a cara do Brasil e encheu o prefeito de elogios.
“Ajudo o Rio sabe por quê? Porque é a cara do Brasil. Eu ajudo porque o Eduardo é muito competente, cada vez que encontro com ele, ele coloca um projeto pedindo dinheiro, mas, sabendo que é para atender ao povo do Rio, eu faço”, disse ele.
Já o prefeito Eduardo Paes agradeceu ao presidente e se disse emocionado com a presença de Lula.
“Hoje é um dia festivo, estou muito emocionado por ser um gesto tão simbólico. A gente precisa entender a partir da perspectiva de um prefeito o que é a dificuldade para a gente conseguir colocar essas coisas assim e beneficiar o povo, porque é para isso que a gente é eleito. Esse lugar em que estamos, na Zona Oeste, é a área mais populosa, e com a ajuda do senhor (presidente Lula), implantamos o BRT aqui que mudou a vida das pessoas, trouxemos dignidade para as pessoas com a urbanização, UBS’s, escolas”, afirmou o gestor municipal.
Ainda de acordo com Paes, Lula tem sensibilidade e, após o retorno dele ao governo federal, as pessoas voltaram a sonhar. “O Lula tem sensibilidade, já viabilizou financiamentos da ordem de R$ 5 bi, isso que faz a gente poder botar ônibus aqui, ele permite que a gente possa sonhar e fazer as coisas para o povo mais pobre, estou falando do senhor porque muda a vida da gente. Estou falando para ganhar mais um cheque”, completou ele.
Havia uma expectativa de que, na ocasião, Lula indicasse o vice de Eduardo Paes na disputa das Eleições Municipais de 2024, porém, ele não fez qualquer menção ao assunto.
Conjunto habitacional
A cerimônia realizada na manhã deste domingo ocorreu para a entrega das primeiras unidades habitacionais do Morar Carioca do Aço. Ao todo, o conjunto habitacional conta com 704 unidades residenciais, beneficiando cerca de quatro mil pessoas. No total, serão 44 prédios, com 4 pavimentos e 4 apartamentos por andar e apartamentos acessíveis no térreo, que devem ser entregues de forma progressiva.
Além do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), diversas autoridades estiveram presentes, como o ministro da Defesa, José Múcio, a presidente da Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e a primeira-dama do país, Janja Lula da Silva.
Segundo Eduardo Paes, a cada 15 dias, novas unidades habitacionais devem ser entregues à população.