metropoles.com

“A democracia é o melhor dos regimes”, afirma Temer

Em meio a repercussão da fala de Villas Bôas, o presidente reforçou ser um defensor da democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Michel Temer, usou uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (4/4) para defender a Constituição, a liberdade de expressão e a democracia, que, nas palavras do medebista, “é o melhor dos regimes”. A fala veio na sequência da declaração do comandante do Exército, general Villas Bôas, em repúdio à impunidade.

“O que mais prejudica o país é desviar-se das determinações constitucionais, quando as pessoas começam a tomar esse caminho ou acham poder criar o direito a partir da sua mente e não a partir daquilo que está escrito, seja literalmente ou sistematicamente, você começa a desorganizar a sociedade”, afirmou o presidente. A declaração também contém críticas ao ministro do STF Luis Roberto Barroso, com quem o Planalto trava uma “guerra” por causa das últimas decisões do magistrado.

Jurista, Temer usou expressões em latim e boa parte do discurso referiu-se ao preceitos constitucionais. “Eu sou um quase escravo do texto da Constituição brasileira, o que dá estabilidade ao país é o cumprimento rigoroso da soberania popular produzida na criação do estado brasileiro. Meu norte é a Constituição”, afirmou o presidente, durante a sanção da lei de flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil.

Em meio a repercussão da fala de Villas Bôas, que levou uma parte da sociedade a interpretar a existência da possibilidade de um golpe militar diante da crise institucional vivida no momento, o presidente reforçou ser um defensor da democracia. “A democracia é o melhor dos regimes. Não é uma democracia simplesmente construída por pessoas, é a democracia construída pela ordem jurídica, a democracia construída pela soberania popular, a democracia que está esculpida, escrita na Constituição Federal”, reforçou.

Resposta ao Exército
Apesar de não citar a fala do comandante do Exército, auxiliares do presidente e ministros palacianos minimizaram a declaração e tentaram não polemizar, afirmando que Villas Bôas apenas reafirmou que a Constituição precisa “ser cumprida”. A avaliação no Planalto é: a cerimônia desta quarta serviu mesmo como um recado a Barroso.

“A liberdade de informação permite as mais variadas críticas. E elas hão de se verificar, porque elas dão também um norte para a própria sociedade. Não se poder é combater pessoas desmerecendo o país. Você precisa tomar um cuidado extraordinário com esse fato”, disse Temer.

 

Pleito antigo
Na cerimônia, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo, disse que a flexibilização da Voz do Brasil vai ajudar na receita das emissoras e também favorecer a população, pois dará ao ouvinte a oportunidade de ter informações “mais dinâmicas das 19 horas às 20 horas, como a situação do trânsito nas cidades”.

Tonet Camargo agradeceu ao presidente por sancionar um pleito que a associação tem desde a sua fundação em 1962. “Flexibilizar a Voz do Brasil é uma vitória da radiodifusão, da população brasileira e do seu governo”, afirmou. O programa existe desde 1935.

Com a sanção da lei, as rádios poderão veicular “A Voz do Brasil” no intervalo entre 19h e 22h. Antes, o programa tinha de ser transmitido entre 19h e 20h. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 13.

Pelo projeto aprovado, o programa ficará dividido em 25 minutos para divulgação das ações do Executivo, 5 minutos para Judiciário, 10 minutos para o Senado e 20 minutos para a Câmara. Casos excepcionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa ficarão a cargo do Executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?