metropoles.com

A democracia e as instituições serão testadas, diz comandante da FAB

Em comunicado, tenente-brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato manda seus subordinados respeitarem a Constituição e não se “empolgarem”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Comandante da FAB
1 de 1 Comandante da FAB - Foto: null

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, divulgou, nesta quarta-feira (4/4), um boletim interno à Força Aérea Brasileira (FAB) no qual afirma que o povo está “polarizado” e ordena seus subordinados a respeitarem a Constituição e não se “empolgarem a ponto de colocar convicções pessoais acima das instituições”.

“Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos neste momento”, diz o comandante. “Seremos sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos.”

A publicação ocorreu depois de o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, repudiar a impunidade em suas redes sociais, às vésperas do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de um recurso contra a prisão do ex-presidente Lula. “Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”, questionou o militar.

No comunicado, enviado a todos os militares da FAB, Rossato cobra que a Aeronáutica atue com preceitos “éticos e morais” e prega confiança: “Os poderes constituídos sabem de suas responsabilidades perante a nação e devemos acreditar neles”.

Ele diz que “o Brasil amanhece hoje prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua história”, no qual “serão testados valores muito caros, como a democracia e a integridade de nossas instituições”.

“Nestes dias críticos para o país, nosso povo está polarizado, influenciado por diversos fatores. Por isso é muito importante que todos nós, militares da ativa ou da reserva, integrantes das Forças Armadas, sigamos fielmente à Constituição, sem nos empolgarmos a ponto de colocar nossas convicções pessoais acima daquelas das instituições”, escreveu o brigadeiro.

No texto, Rossato não faz menção direta às críticas do general Villas Bôas no Twitter, mas afirma que “os ânimos já acirrados intensificam-se ainda mais com a velocidade das mídias sociais, onde cada cidadão encontra espaço para repercutir a sua opinião”.

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?