metropoles.com

PF faz operação para prender 208 condenados ou foragidos no 8/1

Nova fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (6/6), com o objetivo de capturar foragidos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida bolsonaristas durante atos do 8 de janeiro 8/1 - metrópoles
1 de 1 imagem colorida bolsonaristas durante atos do 8 de janeiro 8/1 - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (6/6), pelo menos 49 pessoas em nova fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O objetivo era capturar mais de 208 réus, que, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, com a intenção de se furtarem da aplicação da lei penal. Entre as mais de 200 pessoas, estão os 49 presos.

A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 160 condenados ou investigados considerados foragidos.

Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal.

Até a última atualização, às 11h30 desta quinta, as 49 pessoas presas foram localizadas nas seguintes unidades federativas: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal.

Segundo o governo, os fatos investigados, em tese, constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam, pois a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?