8/1: golpista tenta arrombar caixas eletrônicos e depois quebra câmera; vídeo
Um dos extremistas tentou roubar pelo menos dois caixas eletrônicos espalhados pelo Planalto, durante a invasão de 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens de circuito interno mostram momentos em que um dos golpistas que invadiu o do Palácio do Planalto tenta roubar pelo menos dois caixas eletrônicos espalhados em pontos diferentes do edifício. A invasão ocorreu em 8 de janeiro, quando extremistas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Os registros, aos quais o Metrópoles teve acesso, foram liberados pelo Gabinete de Segurança Institucional no sábado (22/4) após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é relator da investigação sobre o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
No primeiro caixa eletrônico, localizado próximo a uma escada no segundo andar do edifício, um dos invasores tentou violar o dispositivo com a mão, e não conseguiu. Em seguida, ele usa um extintor de incêndio para tentar danificar o caixa, e verifica se saiu algum dinheiro.
O golpista ficou cerca de dois minutos tentando, e depois desistiu. Momentos depois, a câmera do local é danificada pelos invasores:
Veja:
Em um segundo registro, o mesmo criminoso aparece atentando contra outro caixa eletrônico, em um ala oposta do edifício. Novamente, ele tenta quebrar o dispositivo por poucos minutos, sem sucesso, e desiste.
Crise no GSI
O GSI disponibilizou mais de 200 horas de gravações dos atos golpistas, registradas em 33 câmeras pelos quatro andares do edifício.
O registro ganhou nova repercussão esta semana, com a divulgação de um trecho do circuito interno em que o general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, aparece circulando entre os golpistas. Dias se demitiu após divulgação do vídeo.
Na íntegra dos vídeos, além de G. Dias, outros servidores do GSI aparecem nas gravações, interagindo com os golpistas. Entre eles, o major José Eduardo Natale chega a oferecer água aos invasores, em imagens já divulgadas, mas agora em outros ângulos. Natale também aparece discutindo com um dos invasores.
Há ainda imagens que mostram o momento em que a Tropa de Choque da PMDF recua após agentes serem apedrejados por golpistas. Os agentes resistiram por cerca de 16 minutos, antes de deixarem a entrada do local. Com a chegada dos golpistas, os militares do GSI responsáveis pela segurança se desesperaram e guardaram pertences.