metropoles.com

8/1: Bolsonaro diz que 300 “irmãos” estão presos “de forma arbitrária”

Em evento do PL Mulher em Santa Catarina, Bolsonaro disse que prisão de aliados é “covarde” e que governo atual quer “esconder a verdade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PL
29_07_2023_13_03_49
1 de 1 29_07_2023_13_03_49 - Foto: Reprodução/PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (29/7), em evento do PL Mulher em Santa Catarina, que 300 “irmãos” estão presos em Brasília “de forma arbitrária”. Ele não citou especificamente os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando um grupo de bolsonaristas inconformados com o resultado eleitoral invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes, na capital federal.

“Hoje temos aproximadamente 300 irmãos presos em Brasília de forma covarde, de forma arbitrária. Que esse seu sofrimento, se Deus quiser, chegará ao fim”, disse o ex-mandatário.

As pessoas presas são acusadas de participação nos atos de vandalismo que depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Os atos resultaram em prejuízos milionários aos cofres públicos.

Em seguida, em referência ao governo Lula (PT), Bolsonaro disse: “Eles não querem, realmente, que nós venhamos a saber a verdade do que acontece em nosso país, eles querem esconder a verdade”.

Em abril, o Congresso instalou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro. O governo tem emplacado a convocação de aliados e bolsonaristas, enquanto a oposição briga para emplacar a tese de que havia infiltrados nos atos.

PL Mulher em Santa Catarina

O evento do PL Mulher aconteceu no Stage Music Park, em Jurerê, Florianópolis. O intuito era incentivar mulheres e jovens do partido a participarem da política.

Bolsonaro aproveitou a ocasião para defender a participação das mulheres na política, “não por cotas, mas por vontade de, realmente, querer mudar o destino do seu país”.

Estrela do evento, Michelle Bolsonaro chamou o marido de “eterno presidente” e “grande líder que resgatou o amor à pátria”. A presidente nacional do PL Mulher ainda resgatou o atentado à faca sofrido por Bolsonaro em setembro de 2018. “O que nós passamos no atentado não é para qualquer um. Nós tínhamos e temos uma missão a cumprir”, disse ela.

O ex-presidente chegou ao palco ao lado do governador do estado e correligionário do PL, Jorginho Mello. Ele reforçou as manifestações de apoio que Bolsonaro tem recebido no estado e falou em “número potencializado de mulheres” nas próximas eleições, em 2024.

“As mulheres de Santa Catarina não disputam a eleição para preencher vaga, para preencher coeficiente. Disputam eleição porque são líderes, porque são empreendedoras”, disse o governador.

Bolsonaro usa palácio de mais um governador para se hospedar

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?