metropoles.com

8/1: Argentina analisa pedido do STF de extradição de brasileiros

O STF solicitou nessa terça (15/10) a extradição de 63 brasileiros acusados de participarem da invasão dos Três Poderes no 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ato golpista de 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Ato golpista de 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo da Argentina afirmou, nesta quinta-feira (17/10), que o pedido de extradição de 63 brasileiros acusados de participarem da invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro está sendo “analisado”.

A resposta do governo argentino acontece após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)  Alexandre de Moraes determinar que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil solicitasse a extradição desse brasileiros.

Manuel Adorni, porta-voz da presidência argentina, afirmou, em coletiva de imprensa, que o governo de Javier Milei recebeu formalmente o pedido de extradição e que a Argentina está analisando a requisição.

“O pedido chegou ontem, e as áreas correspondentes estão analisando”, disse Adorni.

O porta-voz disse, ainda, que não pode dar um prazo para a resposta oficial do governo argentino ao pedido das autoridades brasileiras.

“Eu não tenho uma resposta concreta para lhe dar, pois é muito recente.”

Investigados

Os 63 nomes apresentados por Alexandre de Moraes no pedido de extradição são investigados na Operação Lesa Pátria por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado.

Segundo o inquérito da Polícia Federal, esse grupo deixou o Brasil pela fronteira a pé ou de carro e, alegando perseguição política, pediu refúgio ao governo de Javier Milei.

Há cerca de três meses, o governo argentino repassou ao Itamaraty uma lista com dados de brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro que ingressaram no país vizinho e são considerados foragidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?