7 de Setembro tem chefes dos 3 Poderes, atletas olímpicos e Zé Gotinha
Celebração tem como eixos temáticos principais vacinação, programa Mais Médicos e homenagem ao povo gaúcho
atualizado
Compartilhar notícia
O desfile de 7 de Setembro, realizado neste sábado (7/9), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reuniu os chefes dos Três Poderes, destacou a importância da vacinação e homenageou o povo gaúcho pelo enfrentamento à tragédia climática das enchentes, que deixou quase 200 mortos e 2,1 milhões de pessoas afetadas de alguma forma.
Além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de ministros do governo, estiveram presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
O evento que celebra o Dia da Independência tem ao menos quatro temáticas centrais, de acordo com o governo federal. A homenagem aos gaúchos, a vacinação, o programa Mais Médicos e a presidência do Brasil no G20.
A celebração começou por volta das 9h, com a passagem do presidente em carro aberto. O tema oficial deste ano foi “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. Lula foi recepcionado pelos chefes das Forças Armadas e concedeu autorização para o início da solenidade.
A celebração cívico-militar teve a apresentação de membros das Forças Armadas juntamente com veículos da defesa nacional. Um dos destaques foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Assista a íntegra:
O evento também contou com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles levaram as bandeiras de todas as 27 unidades da Federação e fizeram alusão aos principais temas do desfile.
Ausências
Uma das ausências importantes no desfile foi a da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ela esteve com Lula na sexta-feira (6/9) para conversar sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. Ela é uma das pessoas que teriam sido vítimas do ex-ministro de Lula.
Na quinta-feira (5/9), a coluna do Guilherme Amado revelou que Almeida foi denunciado à organização Me Too Brasil por suposto assédio sexual contra mulheres.
A primeira-dama Janja também não participou da cerimônia. Ela foi convidada por Mozha bin Nasser al-Missned, xeica do Catar, para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, no Catar. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto.
A esposa do presidente Lula estará no painel Educação em Perigo: O Custo Humano da Guerra, a ser realizado no dia 9 de setembro, em Doha. Janja aceitou o convite para discursar no evento.
A visita ao país asiático vai durar dois dias. Na ocasião, Janja também vai participar de reuniões bilaterais e visitar uma escola para crianças refugiadas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não compareceu ao desfile. No entanto, ele foi representado pelo secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.
Ao final do desfile, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez uma avaliação sobre o contexto de acomodação das divergências entre os poderes. “Foi uma cerimônia muito bonita, com a presença dos três poderes, demonstrando que o país vive a mais plena institucional. Um bom momento para a nacionalidade.”
Autoridades
Estiverem presentes na cerimônia:
- Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso
- Ministros do STF Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes
- Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin
- Ministros do governo Ricardo Lewandowski (Segurança Pública e Justiça), Simone Tebet (Planejamento), José Múcio Monteiro (Defesa), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Margareth Menezes (Cultura), Juscelino Filho (Comunicações), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Paulo Pimenta (Extraordinário do Rio Grande do Sul), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (Previdência Social), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Nísia Trindade (Saúde), Marcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Direitos Humanos, como interina), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), André Fufuca (Esporte), Jáder Filho (Cidades), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Cida Gonçalves (Mulheres), Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), Laércio Portela (Secretaria de Comunicação Social), Vinicius Carvalho
- Advogado-geral da União, Jorge Messias
- Controlador-geral da União, Vinicius Carvalho
- Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco
- Líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner
- Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
- Governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal)
Atletas olímpicos também marcam presença no evento. Entre eles, está o marchador Caio Bonfim, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, neste ano.
Muitos dos atletas olímpicos brasileiros são integrantes do programa de alto rendimento do Exército.