Mais de 60 brigadistas atuam contra incêndio na Chapada dos Veadeiros
Em cinco dias, fogo consumiu mais de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em GO. Mais brigadistas chegam
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, no Entorno do Distrito Federal, segue em chamas, mesmo com o trabalho constante de brigadistas. O incêndio que atinge o parque já destruiu cerca de 10 mil hectares em cinco dias.
De acordo com a chefe do parque, Nayata Stacheski, nesta segunda-feira (9/9), o combate ao fogo recebe um reforço importantes, com a chegada de um esquadrão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Mambaí, um esquadrão do PrevFogo de Minaçu, além de um helicóptero.
Segundo ela, mais de 60 homens e mulheres devem atuar no local, com equipes divididas para trabalhar durante o dia e também à noite.
Dois aviões são utilizados para o lançamento de água, enquanto outras pessoas atuam na linha do fogo. O helicóptero deve ajudar transportando os combatentes para a linha de fogo.
Brigadistas lutam contra focos de incêndio
No dia 24 agosto, um outro incêndio na Chapada dos Veadeiros já havia destruído 99% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Murundu, além de casas, viveiros e áreas de plantio da região.
De acordo com o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), foram queimados quase 500 hectares. Segundo o sócio-fundador do IBC, Thomáz Enlazador, o fogo começou em área vizinha e levou cerca de seis horas para ser controlado.
Ainda segundo Thomáz, o fogo destruiu um viveiro, instalações elétricas, instalações hidráulicas para distribuição de água, estruturas de áreas comunitárias, áreas em recuperação e áreas de replantio. Dez casas também foram incendiadas, mas o fogo não comprometeu as estruturas.