6 áreas profissionais que estarão em alta depois da crise
A economia começa a apresentar os primeiros sinais de melhora e algumas áreas do mercado já estão em crescimento
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo em um momento de crise econômica, algumas áreas profissionais têm muitas oportunidades de crescimento. Para a consultora em negócios Juliana Guimarães, os setores de tecnologia, contábil, jurídico, inteligência de mercado, saúde e compras impulsionam a economia em períodos de instabilidade financeira e apresentam expansão, passada a turbulência.
“As oportunidades já estão abertas. Em momentos de crise, as empresas focam em resultado e produtividade. Há maior priorização daqueles profissionais que agregam eficiência e valor ao negócio, que têm perfil inovador, capacidade de obter resultados em situações complexas”, afirma a especialista de mercado. E você? Está de olho em uma vaga? Então clique aqui e confira algumas oportunidades.
Tecnologia
Normalmente é uma área que afeta diretamente a eficiência operacional da empresa — promove redução de custos ou estreita relacionamento entre usuário e marca.
Contábil
Em momentos de instabilidade econômica, as empresas precisam estar atentas a qualquer alteração legislativa que impacte questões tributárias, evitando riscos e estudando possibilidade de reduzir custos.
Jurídico
É um setor com várias áreas, entretanto com maior destaque para tributário, consultivo, contencioso e M&A (Merge and Acquisition). Cada vez mais o departamento jurídico se integra à estratégia e plano tático das empresas para reduzir riscos, recuperar créditos e aumentar eficiência. Com a tendência de investidores estrangeiros fazerem aquisições de empresas nacionais desvalorizadas, com a existência de passivos trabalhistas decorrentes dos cortes realizados nos últimos meses e foco cada vez mais direcionado a resultados, esses profissionais têm muitas oportunidades no atual período de crise.
Inteligência de mercado
É hora de analisar tendências, inovações e práticas de mercado. Aquele profissional que consegue fazer análise de mercado (concorrência, clientes, cenários) e definir políticas e processos com foco em resultado e nos hábitos de consumidores tem grandes oportunidades no momento de crise.
Saúde
Saúde é uma área que, tradicionalmente, não sofre com crises. Seja na economia mais forte ou em meio à recessão, as pessoas continuam a demandar os serviços de médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros profissionais da áreas. Os salários dos médicos e dentistas estão, inclusive, entre os mais altos do Brasil.
Compras
Se durante a crise a importância do departamento de compras é fundamental, por negociar com fornecedores, renegociar contratos e avaliar aquisições, após o período turbulento a relevância desse profissional cresce ainda mais.