metropoles.com

500 candidatos são desclassificados do CNU por irregularidades

Porcentual é de aproximadamente 0,05% dos cerca de 1 milhão que compareceram. Um dos problemas foi quem levou caderno de provas no intervalo

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
imagem colorida do concurso público nacional unificado cnu
1 de 1 imagem colorida do concurso público nacional unificado cnu - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Dentre os cerca de 1 milhão de candidatos que compareceram às provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, até o fim deste domingo (18/8), que a taxa de candidatos desclassificados por alguma irregularidade ficou em 0,05%. Em números absolutos, são cerca de 500 pessoas.

O número foi repassado pela titular do MGI, ministra Esther Dweck, nesta noite, em entrevista coletiva na qual apresentou o balanço de aplicação das provas no início desta noite.

Um dos motivos que ocasionaram as eliminações foram candidatos que levaram o caderno de prova ao fim da primeira etapa. O exame teve dois turnos para os candidatos responderem às perguntas. No intervalo, não era permitido levar o documento, mas houve quem desobedecesse a orientação.

Em uma escola particular do Distrito Federal (DF), uma candidata chegou atrasada, mas tentou forçar a entrada. Após discutir com o diretor da prova, ela foi convencida a deixar o local com a chegada dos policiais.

No Distrito Federal (DF), havia 195 mil pessoas inscritas para o certame. A unidade da federação, conforme Dweck, foi a que teve menor abstenção, mas a proporção específica não foi divulgada. Em todo o Brasil, o índice ultrapassa os 50%. O Metrópoles apurou que um candidato desmaiou no Gama e precisou de atendimento médico.

O CNU teve 2,1 milhões de inscritos e cerca de 1 milhão compareceram aos mais de 3,5 mil locais de provas em todo o Brasil. O objetivo do certame é preencher vagas disponíveis na gestão pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?