metropoles.com

Mais 48 repatriados chegam a Brasília, vindos de Gaza

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, 1.525 repatriados foram resgatadas pela Força Aérea Brasileira (FAB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GOV BR e FAB
Mais brasileiros repatriados chegam a Brasília vindos de Gaza
1 de 1 Mais brasileiros repatriados chegam a Brasília vindos de Gaza - Foto: GOV BR e FAB

Mais 48 brasileiros e familiares palestinos que estavam na Faixa de Gaza pousaram no Brasil, na Base Aérea de Brasília, às 3h47 desta segunda-feira (11/12). A segunda lista de repatriados de Gaza é composta por 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres e quatro homens.

O voo decolou do Cairo, no Egito, por volta das 19h do horário local, no domingo (10/12). Eles estavam a bordo da aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), e foram repatriados por meio da Operação Voltando em Paz.

Eles fazem parte da lista de 102 brasileiros e seus familiares que necessitam de autorização dos governos locais para sair da região, de acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty.

No total, agora são 80 pessoas repatriadas, vindas da região da Faixa de Gaza. A primeira lista elencava 32 pessoas. Mais de 20 pessoas ainda não receberam autorização para deixar a região.

Dados dos repatriados

A repatriação realizada pelo governo federal é chamada de Operação Voltando Em Paz e já trouxe mais de 1,5 mil pessoas ao Brasil, todas provenientes de Israel e, mais recentemente, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Com os repatriados da segunda lista, foram resgatados 1.525 pessoas e 53 animais de estimação.

Os brasileiros que estavam em Gaza viveram um drama ainda maior, porque ficaram fora das listas de estrangeiros permitidos a deixar a regiãoEssa situação se estendeu até o dia 1º/11. O primeiro grupo de Gaza, com 32 pessoas repatriadas, chegou ao Brasil há um mês.

Contagem de mortos na Faixa de Gaza

O Oriente Médio vivencia cenas de guerra há mais de um mês, e a Faixa de Gaza é a região mais afetada. O Ministério da Saúde de Gaza informou, nesse sábado (9/12), que são ao menos 17 mil palestinos mortos e 48 mil feridos.

A situação decorre da contraofensiva de Israel após ataque do grupo Hamas, em 7 de outubro, em território israelense. Na ocasião, 1,2 mil pessoas morreram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?