metropoles.com

Brasil vive expectativa de ciclone-bomba com uma nova frente fria

Veja como fica o clima nas regiões do país em uma semana que deve ser marcada por ventos fortes e tempestades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Priscilla Melo/Diario de Pernambuco
Imagem colorida de pessoas segurando guardas-chuvas em uma parada de ônibus em Pernambuco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas segurando guardas-chuvas em uma parada de ônibus em Pernambuco - Metrópoles - Foto: Priscilla Melo/Diario de Pernambuco

A semana começa com a expectativa da chegada do ciclone-bomba ao Brasil, fenômeno que deve ocorrer provavelmente nesta terça-feira (12/11), embora a frente fria em alto-mar tenha perdido força, na altura do sul da Bahia, mas ainda esteja ajudando a canalizar a umidade que vem do norte do Brasil até áreas do interior do Nordeste, segundo o portal Climatempo.

Uma onda de ar quente e úmido estimula nuvens carregadas no Brasil central, e uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul ao longo desta segunda-feira (11/11). Como consequência disso, são esperadas mais chuvas e rajadas de vento forte.

Um ciclone-bomba acontece quando há queda rápida de pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico. Essa condição é conhecida como ciclogênese explosiva. A redução brusca da pressão provoca rajadas de vento e tempestades.

O ar frio favorece um começo de manhã mais frio no Paraná, em São Paulo, em cidades do sul de Minas e no Rio de Janeiro, mas a chuva pode diminuir em todo o país neste começo de semana.

O tempo fica seco desde o norte do Paraná ao interior de São Paulo e cidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Clima nas regiões:

Região Sul

Uma nova frente fria chega ao Sul deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora na metade sul gaúcha, com alerta de temporais na fronteira oeste, região de Uruguaiana, em áreas do sul e sudoeste do RS. Em Santa Catarina e no Paraná, há predomínio de sol com alerta de baixa umidade do ar no oeste, noroeste e norte paranaenses. No sul catarinense pode chover fraco.

Região Sudeste

A chuva mais pesada diminui na Região Sudeste, mas algumas pancadas ainda podem acontecer entre o norte, noroeste e parte do Triângulo Mineiro, devido à umidade ainda elevada no Brasil central. Chove de forma mais irregular no norte e sul do ES. Tempo firme no centro-sul de MG, em SP e no RJ, com sol, algumas nuvens e temperatura em elevação. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste e sudoeste paulistas.

Região Centro-Oeste

Algumas aberturas de sol em GO, no DF, no sul de MT e norte do MS, com pancadas de chuva forte e risco de raios e trovoadas, especialmente durante a tarde. A maior parte do Brasil central continua recebendo o ar quente e úmido da Região Norte do país. Segunda com mais nebulosidade e chuva persistente no norte de GO e no centro-norte e leste de MT com risco de temporais.

Região Nordeste

A frente fria continua avançando e mantendo a condição de tempo instável sobre a BA, o sul do MA e do PI – com algumas pancadas começando a avançar sobre o oeste do PE. Pode chover forte, especialmente em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Demais áreas com mais aberturas de sol e pancadas irregulares.

Região Norte

Chove em todas as áreas da Região Norte, em segunda-feira abafada com algumas aberturas de sol e pancadas de chuva forte em Belém, Boa Vista, Manaus e Macapá. Temporais no sul do AM e do PA, TO e em RO.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?