metropoles.com

SP: Justiça contesta Doria e autoriza manifestação contra Bolsonaro

Para juiz, não há motivo para proibição porque protestos contra e a favor do presidente serão em locais diferentes em 7 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro em São Paulo3
1 de 1 Manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro em São Paulo3 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, autorizou que grupos de oposição a Jair Bolsonaro (sem partido) façam manifestação no Vale do Anhangabaú em 7 de setembro, dia em que haverá protestos na cidade a favor do presidente.

A decisão vem dias após o governador João Doria (PSDB) dizer que não autorizaria manifestações de grupos antagônicos na mesma data, ainda que em locais diferentes.

O magistrado diz, na decisão, que “ninguém tem poder para vetar reuniões”, pois a Constituição prevê que todos podem reunir-se pacificamente em locais abertos ao público, “independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

O juiz atendeu a pedido conjunto do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), da Central de Movimentos Populares do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Campos destaca que só haveria impedimento se as manifestações contra e a favor de Bolsonaro em 7 de setembro fossem realizadas no mesmo lugar, o que não é o caso. Ainda ressaltou que os batalhões responsáveis pela Avenida Paulista e pelo Vale do Anhangabaú são distintas, portanto o trabalho da Polícia Militar não será atrapalhado.

“Não há que se falar em necessidade de liminar para assegurar a reunião para o Vale do Anhangabaú no dia 7/9/21, pois este Juízo não tem de autorizar o que a Constituição Federal prevê e assegura – o direito de reunião sem necessidade de autorização. Porém as decisões deste juízo vetaram reuniões simultâneas no mesmo local e horário”, explica o juiz.

Leia a decisão abaixo:

Juiz autoriza protesto contra Bolsonaro em SP em 7 de setembro by Metropoles on Scribd</…

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?