metropoles.com

15% das casas cariocas têm insegurança hídrica, mostra Mapa da Fome

Além disso, 27% das famílias que têm algum tipo de insegurança hídrica passam fome na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com o levantamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Água caindo de torneira - Metrópoles
1 de 1 Água caindo de torneira - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A insegurança hídrica na cidade do Rio de Janeiro afeta 15% dos domicílios, de acordo com o I Inquérito sobre a Insegurança Alimentar no Município do Rio de Janeiro – o Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro, divulgado nesta quarta-feira (29/5).

Desta forma, cerca de 438 mil casas cariocas não têm fornecimento regular de água ou sofrem com a falta de água potável.

As regiões mais afetadas pela escassez de recursos hídricos, de acordo com o levantamento, são a Área de Planejamento 1 (Centro do Rio), com 24,3% de residências, e a Área de Planejamento 3 (zona norte, sem a Grande Tijuca), com 21,7% de domicílios.

Ao analisar esses dados junto ao nível de segurança e de insegurança alimentar de toda a população carioca (6,2 milhões de pessoas, conforme dados do Censo Demográfico 2022), 27% das famílias que têm insegurança hídrica passam fome na capital fluminense.

Para concluir o Mapa da Fome da Cidade do Rio de Janeiro, os pesquisadores realizaram entrevistas em dois mil domicílios das cinco Áreas de Planejamento (APs) da capital, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

A pesquisa inédita é fruto de parceria entre a Frente Parlamentar contra a Fome e a Miséria no Município do Rio de Janeiro, da Câmara Municipal, e o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fome na cidade do Rio

O levantamento ainda mostra que dos 2,92 milhões de domicílios na cidade do Rio de Janeiro, ao menos 230 mil estão em situação de insegurança alimentar grave — ou seja, passam fome —, o que corresponde a 7,9% das casas na capital fluminense.

Ainda conforme o estudo, cerca de 2 milhões de cariocas convivem com algum grau de insegurança alimentar (leve, moderada ou grave).

O percentual de fome no município é quase o dobro do valor nacional presente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), que registrou 4,1% dos domicílios brasileiros nessa situação. Enquanto isso, esse dado é de 3,1% no estado do RJ.

“Os resultados apresentados por esse mapa indicam os caminhos que devemos seguir para reduzir a fome e garantir alimentação saudável e adequada para as famílias cariocas”, explica Rosana Salles-Costa, professora e pesquisadora do INJC/UFRJ.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?