“Algoz” de Lula no caso tríplex vai a ato contra corrupção na Câmara
Um dia após prescrição, desembargador Gebran Neto, relator do recurso negado ao petista no TRF-4, participa do Dia Mundial contra Corrupção
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após ter sido conhecido o pedido de arquivamento do processo contra Lula por prescrição no caso do tríplex do Guarujá, um dos “algozes” do ex-presidente nessa condenação participa nesta quarta de um evento em celebração do Dia Mundial do Combate à Corrupção, que, na verdade, é celebrado no dia 9, quinta.
O desembargador do TRF-4 João Pedro Gebran Neto, que foi o relator no tribunal do recurso de Lula na condenação do tríplex, será um dos palestrantes do encontro “Dia Mundial do Combate à Corrupção: temos o que comemorar?”. A iniciativa é da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção da Câmara.
Em janeiro de 2018, uma turma daquele tribunal não só confirmou por unanimidade a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro como passou essa pena, do então juiz Sergio Moro, de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês.
Gebran disse naquele dia que nos bancos dos réus estava um ex-presidente, o que tornava a sua tarefa mais sensível e dramática. “Mas não julgamos nome ou personagem, ou um reconhecido estadista. Julgamos fatos concretos.”
Também irão comparecer o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Rodrigo Chemim, e o delegado da Polícia Federal Jorge Pontes, especialista em combate à corrupção.
A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), presidente dessa frente parlamentar, classificou de “triste coincidência” a presença de Gebran e dos outros convidados logo após a prescrição do caso do tríplex.
“Triste coincidência. O evento foi organizado porque 9 de dezembro é o Dia Internacional do Combate à Corrupção. E só vimos retrocessos nestes últimos anos, um verdadeiro desmonte. Precisamos enxergar alguma luz, por isso vamos falar dos retrocessos e buscar caminhos” – disse a deputada ao blog.