metropoles.com

“Algoz” de Lula no caso tríplex vai a ato contra corrupção na Câmara

Um dia após prescrição, desembargador Gebran Neto, relator do recurso negado ao petista no TRF-4, participa do Dia Mundial contra Corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dia após ter sido conhecido o pedido de arquivamento do processo contra Lula por prescrição no caso do tríplex do Guarujá, um dos “algozes” do ex-presidente nessa condenação participa nesta quarta de um evento em celebração do Dia Mundial do Combate à Corrupção, que, na verdade, é celebrado no dia 9, quinta.

O desembargador do TRF-4 João Pedro Gebran Neto, que foi o relator no tribunal do recurso de Lula na condenação do tríplex, será um dos palestrantes do encontro “Dia Mundial do Combate à Corrupção: temos o que comemorar?”. A iniciativa é da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção da Câmara.

Em janeiro de 2018, uma turma daquele tribunal não só confirmou por unanimidade a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro como passou essa pena, do então juiz Sergio Moro, de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês.

Gebran disse naquele dia que nos bancos dos réus estava um ex-presidente, o que tornava a sua tarefa mais sensível e dramática. “Mas não julgamos nome ou personagem, ou um reconhecido estadista. Julgamos fatos concretos.”

Também irão comparecer o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Rodrigo Chemim, e o delegado da Polícia Federal Jorge Pontes, especialista em combate à corrupção.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), presidente dessa frente parlamentar, classificou de “triste coincidência” a presença de Gebran e dos outros convidados logo após a prescrição do caso do tríplex.

“Triste coincidência. O evento foi organizado porque 9 de dezembro é o Dia Internacional do Combate à Corrupção. E só vimos retrocessos nestes últimos anos, um verdadeiro desmonte. Precisamos enxergar alguma luz, por isso vamos falar dos retrocessos e buscar caminhos” – disse a deputada ao blog.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?