metropoles.com

Quanto o governo gastou para aprovar na Câmara a PEC dos precatórios

Nem queira saber…

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Arthur Lira_presidente da Câmara
1 de 1 Arthur Lira_presidente da Câmara - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Quanto custou ao governo a aprovação na Câmara, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição que permite a aplicação de um calote no pagamento de dívidas judiciais vencidas da União? Sinto muito, mas jamais se saberá ao certo.

Por tudo o que se viu de longe, levando-se em conta costumes arraigados há muitos governos, é possível concluir que custou muito caro. Cada voto foi negociado com seu dono, o deputado, e muitas vezes também com o partido ao qual ele é filiado.

Até o início da noite de quarta-feira (3/11), o presidente do PDT, Carlos Lupi, garantia aos seus interlocutores do bloco da oposição que era contra a proposta. Na última hora, a bancada do PDT mudou de posição e votou a favor. Ciro Gomes precisa dizer o que achou disso.

Os votos do PDT foram decisivos para a vitória do governo Bolsonaro. Eram necessários 308, no mínimo. Na votação de um requerimento que antecedeu a votação final da proposta, o governo contou com 307 votos. A proposta passou com 312.

Sob o comando do deputado Aécio Neves, convertido ao bolsonarismo, o PSDB votou em peso com o governo. O MDB, contra. Enquanto presidia a sessão, Arthur Lira (PP-AL) falava ao celular com deputados no plenário e ministros do governo.

Lira havia baixado uma ordem que só permitiria o voto de deputados presentes na sessão. Revogou-a para que deputados ausentes, alguns no exterior, votassem virtualmente. Desde que conheça a senha do seu deputado, um assessor pode votar por ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?